terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Caracóis folhados de canela e chocolate branco


Depois de algum tempo sem passar pelo blogue, hoje trago comigo mais uma resposta a um desafio de blogues, o Sweet World, que vocês já tão bem conhecem. E desta vez, A Lia e a Susana (as mentoras deste guloso desafio) resolveram tentar-nos com uns deliciosos caracóis de canela. Por isso, aqui fica a minha sugestão para vocês, uns caracóis ligeiramente folhados, com um delicioso sabor a canela, perfeitos para acompanhar uma bela chávena de café ou, quem sabe, fazer parte da vossa mesa de natal ou como presente para o pai-natal, junte de um copo de leite morno.  



Ingredientes para a massa:
- 450g farinha de trigo 65
- 260ml leite
- 10g de margarina mole
- 1 colher (chá) de sumo de limão
- 1 colher (chá) de sal
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 40g de açúcar

Para folhar:
- 150g de margarina
- 1 ovo batido ou leite para pincelar

Para rechear e cobrir:
- 50g de chocolate branco
- 1 colheres (sopa) de leite
- canela em pó qb
- manteiga mole qb
- açúcar amarelo qb
- sementes de papoila (opcional)

Comece por colocar todos os ingredientes na MFP, programa amassar. Deixar repousar a massa numa tigela tapada durante 30 minutos. (caso não tenha uma máquina de fazer pão, pode amassar num robot de cozinha ou mesmo à mão, até obter uma massa elástica).

Passados os 30 minutos, comece a estender a massa com o rolo até obter um rectângulo grande, espalhe a margarina no centro em fatias finas e dobre a massa em 3 (primeiro uma parte sobre a gordura e depois a outra parte sobre esta). Leve ao frio durante 10 minutos. Dê 1/4 de volta à massa de forma a que o rectângulo fique na vertical, estique de novo, dobre em 3 e levar ao frio mais 10 minutos. Repetir a operação mais 3 vezes. (caso esteja tempo frio, pode fazer as dobras seguidas, sem mandar ao frio estas vezes todas, basta mandar antes de esticar a última vez) 


No final, estique a massa até obter um rectângulo grande, barre toda a massa com manteiga, polvilhe generosamente com o açúcar e a canela e enrole. Depois corte em fatias e disponha os caracóis num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Deixar levedar 1 hora ou até aumentar de volume. 
Pincele com ovo batido ou leite e leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos (o tempo varia de forno para forno, por isso convém verificar para não ficarem demasiado secos).
Retire do forno e deixe-os arrefecer sobre uma grelha. Para a cobertura, derreta o chocolate com o leite no microondas e depois verta sobre os caracóis em fio. Polvilhe com algumas sementes de papoila e delicie-se.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...