terça-feira, 15 de março de 2016

Arroz à valenciana (ou um arroz terra e mar)


Eu sou uma fã de arroz assumida e todos os pratos em que ele é rei geralmente cativam-me. Além disso, são (quase) sempre refeições de um só tacho, o que me agrada muito.
Este é um dos pratos que já como desde pequena, uma refeição que a minha mãe faz muito bem mas que eu quis, desta vez, dar o meu toque, trocar uns quantos ingredientes e dizer que este não é o arroz da mamã mas sim o meu. No entanto, este mundo é irremediavelmente redondo e mesmo depois de ter feito umas quantas alterações, não é que ele ficou com um sabor igual ao da mãe - o que vale é que o dela é bom, senão estava tramada :D
Não deixem de experimentar este arroz, que eu gosto mais de chamar arroz terra e mar (e quando era pequena conhecia-o como arroz amarelo com coisas), um arroz cheio de sabor, bem enriquecido e que sabe tão bem ...


Ingredientes:
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 300g de carne de porco
- 2 peitos de frango
- uma mão cheia de ervilhas
- 3 lulas pequenas (ou potas)
- 1/2 pimento vermelho
- cerca de 15 camarões
- ameijoas com casca qb
- 1 caldo de galinha
- 4 salsichas de lata
- 2 linguiças (ou chouriço de carne)
- vinho branco qb
- sumo de meio limão
- molho piri-piri
- sal, pimenta, colorau e açafrão qb
- azeite qb
- arroz agulha qb

Temperar a carne com colorau, pimenta e sumo de limão.
Picar a cebola e os alhos e refogar num fio de azeite. Juntar a carne e envolver até começar a ganhar cor. Junte o açafrão, o caldo de galinha, o vinho, o pimento em cubos, sal e as lulas partidas em tiras (ou rodelas). Deixe refogar cerca de 10 minutos e depois junte as salsichas em rodelas, a linguiça em rodelas, o camarão, as ameijoas e as ervilhas. Deixe refogar mais 5 minutos, junte o arroz e envolva bem. Acrescente duas medidas (do arroz) de água, tempere com molho de piri-piri e rectifique os temperos. Mexa e quando o arroz absorver a água toda, retire do lume e sirva de seguida. 

56 comentários:

  1. Quem me dera poder estar neste momento a saborear esse arroz magnifico. Está tão, mas tão apetitoso! Eu adoro arroz, de qualquer maneira, não como mais vezes pelos motivos que já sabemos mas por mim era todos os dias! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que já me preocupei mais Elisabete, mas que este arroz soube bem, lá isso soube e eu sou como tu, viva o arroz :D

      Eliminar
  2. Adoro!! raramente faço mas é algo que gosto mesmo muito! Tem um aspecto delicioso! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Natacha :) Foi a primeira vez que fiz e acho que nem me saí nada mal :)

      Eliminar
  3. Esse arroz está tão apetitoso que até fiquei a babar! E o facto de ficar igual ao da mãe é bom, por vezes fico triste quando certas comidas não me saem igual às da minha mãe. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente as nossas mães são geralmente a primeira referência que temos e quando são prendadas ainda melhor :) Mas aqui era mesmo fazer algo diferente e por coincidência, acabou com o mesmo sabor. Enfim, o que interessa é que ficou uma delícia e até houve quem repetisse :D

      Eliminar
  4. Também sou fã de arroz - a minha fraqueza gastronómica são os risottos! -e também eu comi muito arroz á valenciana em pequenita! E até confeccionei uma paella caseira para o banquete - salvo seja - do meu casamento!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paella irá ser a minha próxima aventura neste género, nunca comi e tenho imensa curiosidade para ver as diferenças :)

      Eliminar
  5. Uma refeição muito agradável e deliciosa. Ei gosto.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. É por isso que eu adoro passear-me por aqui... Porque encontro receitas caseiras, daquelas comida de conforto que eu tanto gosto, práticas e cheias de sabor. Também já não faço arroz amarelo à algum tempo, que saudades. Mais uma refeição para colocar na minha ementa semanal de compras para fazer num dia destes :-) Beijinhos Carla***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu adoro ter-te por cá Joana. Como se costuma dizer, a porta da casa está sempre aberta para os amigos :) e por aqui realmente a comida caseira ganha sempre pontos. Se for simples e de fácil execução, então ainda melhor :D

      Eliminar
  7. Ai amiga gosto tanto e este teu ficou divino, so d eolhar para ele me cresce àgua na boca, amei, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Beth, se pudesse mandava-te um bocadinho porque este estava mesmo bom. Modéstia à parte, para primeira vez até não me saí nada mal :)

      Eliminar
  8. ADORO!
    É daqueles pratos que acho que podia comer todos os dias sem enjoar :)
    Ficou lindo.
    Beijinhos
    Ana C.
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito e acaba por ser um prato perfeito: feito num só tacho, rápido, bonito e delicioso, não podia pedir mais :)

      Eliminar
  9. Adoro estas combinações dos arrozes à Valenciana, Paella, Jambalaia, e seus primos e tios, pois adoro a combinação de mar e terra e, em especial, combinadas com o rei, o arroz!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora deixaste-me curiosa, tenho de ver a jambalaia, essa não conheço :)

      Eliminar
  10. Olá Carla!
    adoro, adoro, adoro este arroz e o teu está com um aspeto extraordinário!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Aida, também gosto muito e este ficou muito bom mesmo, modéstia à parte :D

      Eliminar
  11. Carla, uma verdadeira maravilha dos Deuses...um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto e á seculos que não faço
    Esse ficou perfeito, deu-me fominha...
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Objectivo cumprido então :D
      A ideia é mesmo inspirar e relembrar aqueles sabores bem portugueses que por vezes vão sendo deixados para trás na procura de novas experiências (sim, porque infelizmente não se consegue cozinhar tudo o que se quer) :D

      Eliminar
  13. Oi Carla!
    O arroz ficou com uma aparência maravilhosa. Deu mesmo água na boca. Pena que como vc mesma disse, existe um oceano nos separando kkkk
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  14. Gosto tanto! É daqueles pratos que nunca me farto ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito, é uma conjugação de sabores bem apetitosa :)

      Eliminar
  15. Já não como há imenso tempo. Comia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ainda tivesse um pouco oferecia-te mas como já rapámos o tacho, toca a ir fazer Céu, e depois convidas-me para o almoço :D

      Eliminar
  16. Que arroz tão bonito e rico. Parece quase "paella". Deve estar uma delícia. Só de olhar já apetece provar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, a próxima a experimentar vai ser mesmo a paella para ver as diferenças, já que nunca a comi :)

      Eliminar
  17. Eu também sou muito arrozeira e adoro o teu arroz!!!
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia ainda vamos criar a claque do arroz, tipo confraria :D

      Eliminar
  18. This Looks Really good

    FOLLOW my Blog!!! Maybe we can follow each other!!!
    www.rimanerenellamemoria.de

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for visiting me, I will visit you, soon

      Eliminar
  19. É agora que fujo para tua casa :) este é só é apenas o meu prato favorito de todos os tempos ! E raramente o como!! Fiquei literalmente a babar Carla ! A tua receita deve ser divinal ❤️
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fizeste-me rir mas temos por cá sempre espaço para uma fugitiva :D
      No meu caso, não diria que é o meu preferido mas que também gosto bastante, lá isso gosto :)

      Eliminar
  20. Ai que fome!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Olá apesar de não consumir marisco estou rendida à apresentação :) Quanto à tarte anterior, já está na minha lista de coisas a fazer no próximo fim-de-semana, depois digo como correu:)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este arroz pode ser feito também sem marisco, não é a mesma coisa mas também não fica nada mal :)
      Em relação à tarte, espero que corra bem, fica uma tarte muito agradável, embora seja com uma consistência mais enqueijada, é muito fresca e viciante :)

      Eliminar
  22. Por acaso não conheço esse arroz! Mas deve ser muito bom :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens mesmo de experimentar, é uma conjugação de sabores deliciosa :)

      Eliminar
  23. Tem tão bom aspeto!
    Sempre que faço nunca meto camarão, mas deve ficar tão bom *-* Tenho de experimentar :)
    Beijinho ❤
    Anita Beauty Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O camarão dá-lhe um toque especial, experimenta :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...