Se há bolo que me surpreendeu até hoje foi este ...
Eu gosto muito de comer um bolo caseiro mas gosto ainda mais de os confeccionar. Dá-me prazer bater os ingredientes, envolver delicadamente as claras e ver o bolo crescer no forno, como se de magia se tratasse. Adoro desenformar e cortar uma fatia para ver o resultado final, se cresceu o suficiente, se está fofo ou denso, se exala um cheiro intenso, se, se, se ...
A verdade é que fazer um bolo é quase como uma terapia para mim e isso sim, deixa-me feliz. E este bolo deixou-me MESMO feliz. Como "batedora" de bolos que sou, já fiz de tudo um pouco, mas confesso que bolos fofos são aqueles que me deixam sempre nervosa porque basta um pequeno erro e o bolo passa de fofo a enqueijado num abrir e fechar de olhos. Mas continuo sempre a fazê-los e nunca me vou arrepender.
Com claras sempre a ir parar ao congelador, num destes fins-de-semana passados resolvi fazer um bolo de claras e a escolha recaiu novamente pelo "angel cake", receita que já tinha aqui no blog mas numa versão limão e que tinha sido aprovada por todos pela leveza e sabor. Então partindo desta receita, adicionei o café e um ingrediente especial - paciência. Sim, leram bem, paciência, porque no "angel cake" este é o principal motivo de sucesso ou fracasso e desta vez resolvi esquecer-me dele e deixei-o arrefecer mesmo por completo, desenformei e cortei uma fatia. Resultado: o bolo mais leve e fofo que alguma vez fiz, vi ou comi, um bolo que derrete na boca e que de tão leve que é, provavelmente levantaria voo se uma rajada de vento passasse. Um bolo que me deixou orgulhosa e é tão simples de se fazer :)
Ingredientes:
- 8 claras (tamanho médio)
- 150g de açúcar
- 120g de farinha com fermento
- 2 colheres (sobremesa) de café instantâneo (ou mistura de cereais e café)
- 45ml de água
- 100g de chocolate
- 2 colheres (sopa) de leite
Dissolver o café na água a ferver e deixar arrefecer. Bater as claras em castelo e quando estiverem firmes, ir juntando o açúcar aos poucos até obter um merengue firme. Sempre a bater, junte o café e bata até obter um merengue firme e homogéneo. Envolva delicadamente a farinha com uma espátula para não quebrar o ar das claras.
Unte uma forma com um pouco de óleo (eu coloco um pouco de óleo e depois passo uma folha de papel absorvente para retirar o escesso). Verta o preparado para a forma e alise bem. Leve a cozer no forno pré-aquecido a 180º, até o teste do palito sair seco. Retire do forno e vire a forma ao contrário sobre uma grelha. Deixe arrefecer por completo assim tapado. Quando arrefecer, passe uma faca pelas laterais da forma e desenforme, dando umas pancadas no topo da forma.