quarta-feira, 23 de março de 2016

Risotto de cogumelos e barriga fumada


Risotto é um prato que aprendi a fazer numa das minhas muito rápidas passagens entre canais, quando parei no masterchef austrália que tanto gosto. Desde então, várias foram as vezes em que já o fiz, variando consoante o que se tem em casa e os apetites da hora. Este é só mais um, um que deveria ser só de cogumelos mas que à última hora foi acrescentada a barriga fumada para dar mais sabor (uma vez que um dos comensais não vai muito à bola com os cogumelos). Uma receita a repetir mais vezes, até porque nós adorámos risotto :)


Ingredientes:
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 100g de barriga fumada
- 200g de cogumelos (usei branco e portobello)
- 2 cubos de caldo de galinha qb
- um fio de azeite
- 1 noz (pequena) de margarina
- 60g de queijo ralado (usei gouda)
- arroz para risotto qb
- vinho branco qb


Comece por aquecer água com os caldos de galinha e mantenha-a quente.
Refogue a cebola e os alhos picados num fio pequeno de azeite com a margarina até a cebola amolecer. Junte o arroz e a barriga fumada partida em tiras. Deixe fritar um pouco e adicione o vinho. Deixe fritar cerca de 1 minuto e junte um pouco de água do caldo (cerca de 2 conchas) e os cogumelos. Quando a água começar a evaporar, junte mais um pouco de água e assim sucessivamente até o arroz estar cozido, rectifique os temperos e vá mexendo várias vezes para não pegar. Quando estiver pronto, junte o queijo, envolva bem e sirva de imediato.


34 comentários:

  1. Humm tão bom!!!
    Um belo risotto com este tempo chuvoso e frio é o melhor que me podem dar!!
    Beijinho Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro risotto e a mim sabe-me bem com chuva, sol, frio, ... :D

      Eliminar
  2. Que maravilha! Aprecio bastante risottos!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  3. O ano passado fiz um risotto assim parecido e até o marido que não gosta de risotto e detesta cogumelos gostou! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também existe alguém que não gosta (muito) de cogumelos mas desta vez comeu-os todos :)

      Eliminar
  4. Também gosto muito de ver o masterchef Austrália. :)
    O risotto de cogumelos é o que como mais vezes, boa ideia a de adicionar barriga fumada. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O programa é mesmo muito bom e aprende-se umas quantas coisas. A junção da barriga fumada dá-lhe um sabor extra bem agradável :)

      Eliminar
  5. Gosto muito de risotto e o que mostras está fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa, acho que os risottos estão a ganhar cada vez mais espaço nos meus pratos preferidos :)

      Eliminar
  6. Já não faço há imenso tempo. A verdade é que a cara metade não é lá grande apreciador... mas já ando com saudades... Este ficou divinal! Imagino o sabor...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu adoro e tenho sorte que por cá todos gostam :)

      Eliminar
  7. obrigada pelo comentário <3
    tem um aspeto incrível! adoro cogumelos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens de experimentar este, fica uma delícia :)

      Eliminar
  8. nunca me aventurei a fazer risottos, tenho receio de fazer asneira.
    Kiss
    http://aalbicastrense.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que é super simples, também pensava que era preciso ciência mas afinal é muito fácil, tens mesmo de experimentar :)

      Eliminar
  9. Risotto é a minha perdição. Adoro, deliro, não resisto, e ando sempre a inventar risottos, acho que tenho umas quantas receitas pelo blog mas não serão nem metade de todos os risottos que já me pus a fazer cá por casa lol. E agora que está a Primavera a chegar só me apetece é risotto de espargos, como eu adoooooroooo!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales, adoro mesmo risottos e agora que falaste dos espargos, fiquei com vontade, já não o como há imenso tempo :)

      Eliminar
  10. Olá Carla: sabes que nunca fiz risotto mas , com a tua receita muito bem explicada, vou ver como corre. Obrigada pela partilha.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil, basta seguir os passos e variar nos ingredientes para termos sempre um risotto diferente. Por cá adorámos, depois diz como correu :)

      Eliminar
  11. Nunca fiz, mas deve ser muito bom! Esse ficou mesmo cremoso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro risotto, sou mesmo fã, de preferência bem cremoso :)

      Eliminar
  12. Eu adoro risotto Carla e é tão versátil nas suas diferentes combinações.
    Masterchef Austrália é o meu programa de culinária preferido e não perco uma única série.
    Ficou magnífico o teu risotto.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, realmente é um programa fantástico, aprendemos bastante e os risottos são daqueles pratos em que se faz com o que se tem na mão e sai sempre uma delícia :)

      Eliminar
  13. Que delicioso.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. É um dos pratos de arroz que mais gostam cá em casa, adorei a tua sugestão, beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nani, por cá também gostamos muito :)

      Eliminar
  15. Adoro um bom risotto Carla e o teu está fantástico. Até abriu o apetite :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Adoro cogumelos:) Adoro:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...