sexta-feira, 18 de março de 2016

Feijoada de frango

Receitas simples são sempre o meu lema e se forem rápidas, saborosas e saciantes, ainda melhor. Por essa razão, recorro várias vezes a feijoadas, aliás deve ser o prato que mais variantes já fiz e até hoje não desgostei de nenhuma. Esta feijoada de frango é apenas mais uma, mas não podia deixar de a publicar porque ficou bem saborosa e bem mais leve que as tradicionais com carne de porco. Uma refeição que se faz em menos de 30 minutos, que rende e que fica óptima depois de aquecida (aliás, todas as feijoadas são melhores se comidas no dia seguinte). Uma sugestão simples para estes dias que ainda se mantêm frios :)


Ingredientes:
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- chouriço de carne qb (de qualidade)
- 3 peitos de frango
- 1 cenoura
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 lata de feijão branco das grandes
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- sal, piri-piri, colorau e cominhos
- azeite qb

Comece por refogar a cebola e o alho picado, a cenoura em rodelas finas e o louro num fio de azeite. Junte depois o frango em cubos, o chouriço em rodelas, o caldo de galinha, o vinho, a polpa de tomate e tempere com sal, colorau, cominhos e piri-piri (ou pimenta). Deixe refogar até o frango ganhar cor e depois acrescente um pouco de água (apenas o suficiente até cobrir quase o frango). Deixe cozinhar até o frango estar cozido e depois acrescente o feijão com uma parte do líquido da lata e deixe refogar mais 5 a 10 minutos, para que o feijão ganhe o sabor. Sirva acompanhado com arroz.


40 comentários:

  1. A de marisco já comi, a de frango nunca experimentei, mas deve ser boa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de provar, fica bem mais leve que a tradicional e é muito boa :D

      Eliminar
  2. Uma feijoada mais rápida e mais light, gostei! Sabes quem em anos eu detestava feijoada, mas depois no secundário passei a gostar muito a feijoada da escola (era a única feijoada que eu gostava). Depois quando casei tentei recriar a feijoada do secundário e passei a gostar imenso de feijoada! Vou experimentar esta tua! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que sempre gostei de feijoada mas até há pouco tempo, só tinha experimentado a tradicional aqui da zona que adoro (as famosas tripas à moda do Porto). Depois comecei a mudar um pouco e hoje em dia acho que já experimentei quase tudo, umas melhores que outras, mas todas bem saborosas. Acho mesmo que a imaginação não tem limites quando se fala de feijoada :D Se fizeres, depois diz como correu ... podes sempre tirar o chouriço para ser ainda mais leve mas eu não aconselho, ele dá outro sabor ao prato :)

      Eliminar
  3. Ficou com óptimo aspecto!
    De frango nunca experimentei, mas parece óptima!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, fica bem leve mas não menos saborosa :)

      Eliminar
  4. Olha que boa ideia, adoro frango, adoro feijoada, mas nunca me tinha ocorrido juntar ambas as coisas, vou ter que experimentar! :D
    Gosto tanto de feijoada que por norma até faço só com enchidos ou um bife, e isso para dizer que não é só o feijão. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então és das minhas, só aquele molhinho no feijão já me faz delirar :)

      Eliminar
  5. Feijoadas é comigo mesmo, a minha preferida até é feijoada de feijão!!! Adoro todos os tipos de feijões guisados, não dispenso cá em casa, e num aperto safas um almoço ou um jantar com uma lata de feijão!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, aliás se existe um ingrediente que nunca falha na dispensa cá de casa é mesmo o feijão. Além de saciante e saboroso, permite fazer uma refeição num abrir e fechar de olhos, por isso é o ideal :D

      Eliminar
  6. Humm... Uma comidinha bem reconfortante para um dia como hoje.
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, com a chuva que está lá fora só apetece mesmo uma comidinha daquelas bem reconfortantes :)

      Eliminar
  7. Super diferente mais uma delicia amei, bom final de semana.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nequéren, bom fim de semana para ti também :)

      Eliminar
  8. Receitas simples são as melhores! Excelente sugestão para uma feijoada mais leve.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não perde nada em sabor, que é o mais importante :)

      Eliminar
  9. Eu gosto bastante de feijão, adoro este tipo de refeição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então és das minhas :) se me derem um feijão refogado já fico contente mas se vier com algo mais então adoro :D

      Eliminar
  10. Que delicioso.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Maravilha carla!!
    Adorei, super delicioso e essa ideia de fazer feijoada com frango... muito boa mesmo!!
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica uma feijoada bem leve mas não menos saborosa, por cá é uma das que mais se repetem ... bom fim de semana para ti também, Lia :)

      Eliminar
  12. Gosto de feijão de qualquer forma e com frango fica muito bem. Também acho que as feijoadas ficam ainda melhores no dia seguinte. Bem podia ser o meu jantar!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que já cheguei a fazer num dia para comer no dia seguinte, de propósito :D e eu sou como tu, como feijão de todas as formas, até simples com um refogadinho :D

      Eliminar
  13. Não costumo gostar muito de feijoada mas esta até ficou bastante boa...o aspecto também diz muito ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é bem mais leve e se gostares de feijão, então deves gostar desta, fica uma espécie de feijão refogado com frango, eu gostei muito :)

      Eliminar
  14. Olá Carla: estou parva com esta receita. Nunca pensei em fazer feijoada com frango,mas na vida estamos sempre a aprender. Tal como tu sou uma acérrima defensora de receitas fáceis e práticas e esta parece-me ótima e bem menos "pesada".
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre nos apetece (ou não podemos) perder muito tempo na cozinha e nesses dias, este tipo de refeição torna-se muito útil porque além de rápida, é saborosa e saciante. Eu sou mesmo fã de feijoadas, tenho experimentado diversas e adorado os resultados. Esta, por acaso, foi preparada também para os meus pais que nunca tinham provado uma feijoada de frango na vida. E, até eles que não são muito de novas invenções, gostaram e aprovaram. E como dizes, é uma versão bem menos pesada mas não menos saborosa :)

      Eliminar
  15. Feijão e grão são muito benvindos cá em casa, as crianças gostam muito. Neste momento estou a experimentar uma receita tua :) ckinkles de chocolate .. a massa ainda está no frigorifico ...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostes, depois diz qualquer coisa :)
      Eu adoro esses, parecem umas broinhas :)

      Eliminar
  16. Uma excelnte ideia fazer feijoada com frango, eu tenho a certeza que ia repetir
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou bastante apetitosa, é para repetir sim :D
      Bom fim de semana para ti também, São :)

      Eliminar
  17. Oi Carla!
    Eu adoro feijão branco, mas nunca preparei com frango. Acho que deve ficar delicioso.
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, fica muito bom. Bom fim de semana para ti também :)

      Eliminar
  18. Sem dúvida que uma feijoada é reconfortante! Essa parece mesmo boa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos pratos que melhor me sabe nestes dias frescos :)

      Eliminar
  19. que outra bebida posso usar em lugar de vinho? queria fazer ja aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não precisa usar o vinho se não quiser. Eu gosto de usar em quase tudo :) mas nesta feijoada pode omitir, não fará grande diferença. Acho que outra bebida poderia alterar a receita em demasia por isso aconselho simplesmente a omitir. Bom apetite :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...