quarta-feira, 6 de março de 2019

Pá de porco estufada na panela de pressão


Um dia destes, numa ida ao supermercado dei de caras com uma pá de porco a um preço muito simpático e como hoje em dia temos de controlar cada vez mais o orçamento familiar (ao contrário do que os políticos têm a mania de dizer para ficarem bem no "filme"), acabei por trazer então a carne para casa. Depois de pesquisar um pouco sobre como a cozinhar da melhor maneira sem que a carne ficasse seca, resolvi seguir o conselho de umas quantas receitas da net e testei a dita na panela de pressão. Com uns quantos ingredientes à mistura, saiu uma carne muito tenra, que se desfez ao toque e que em 40 minutos estava na mesa. Gostamos bastante e confesso que esta vai ser mais uma carne a incluir na lista de compras. Espero que gostem tanto como nós cá em casa.
  

Ingredientes:
- 1 pá de porco (tinha cerca de 1,5kg e pedi no talho para tirarem o osso) 
- 4 dentes de alho picados
- 1 fio de azeite (muito pouco)
- 1 cebola picada
- 1 cenoura em rodelas
- 1 colher (sobremesa) de "ervas da provence" (é uma mistura de várias ervas aromáticas)
- 1 dl de vinho tinto
- 1 colher (sobremesa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- sal, pimenta e pimentão doce qb

Corte a carne em cubos grandes ou fatias grossas. Tempere com sal, pimenta, pimentão doce, mostarda, polpa de tomate, ervas de provence e o vinho. Deixe marinar durante pelo menos 30 minutos (quanto mais tempo, melhor).
Numa panela de pressão coloque a cebola, os alhos e o azeite. Refogue até a cebola começar a ganhar alguma cor. Nessa altura, junte a carne escorrida da marinada e deixe-a ganhar cor (são cerca de 5 minutos). Junte à carne a marinada, a cenoura e um pouco de água (não necessita cobrir a carne). Feche a panela e depois de esta começar a apitar, conte 30 a 35 minutos. Desligue, retifique os temperos se necessário e sirva com arroz e salada (ou massa esparguete, puré de batata, batatas-fritas).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...