segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Polvo em molho verde

Existem receitas que já são clássicos que todos fazemos em casa ou que pelo menos adoramos que outros nos façam. E a receita que trago hoje é um exemplo disso, algo que quase todos sabem fazer mas nunca é demais deixar a versão que fazemos cá em casa. Simples, fresco e rápido de se fazer, o polvo em molho verde pode ser servido como petisco ou prato principal e sabe muito bem nesta altura do ano em que se quer refeições mais leves e fresca.


Ingredientes:
- 1 polvo (cerca de 1,5kg)
- 1 cebola inteira
- 1 cebola picada finamente
- 1 raminho de salsa fresca picada
- azeite, vinagre e sal
- batatas cozidas

Comece por cozer o polvo com a cebola inteira. Para isso eu coloco numa panela de pressão o polvo bem lavado e a cebola (sem adição de água). Fecho a panela e conto 15 minutos depois de começar a apitar de forma constante. Desligo, retiro a pressão e retiro o polvo. (a água que o polvo larga pode congelar e mais tarde usar para fazer um arroz, por exemplo).
Corte o polvo em pedaços mais pequenos e coloque-os numa travessa de cservir. Coza as batatas em água temperada com sal e depois de prontas, coloque-as também na travessa juntamente com o polvo.
Para o molho verde, pique finamente a cebola e a salsa. Tempere com azeite, vinagre e sal e envolva bem. Verta sobre o prato e sirva de seguida.

PS: para o molho costumo usar 3 medidas de azeite para uma de vinagre.


6 comentários:

  1. Bom petisco:))

    Depois de uma breve ausência (doente), estou de volta. O Gil com muito trabalho, incumbiu-me de vos visitar... Hoje numa passagem rápida. Espero que entendam...

    Hoje, do Gil António :-O amor e a sua ausência

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  2. Oh que bom que está esse prato
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Gostei aspecto bom
    Bjs
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Amor... Estou sem cuecas

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...