quarta-feira, 21 de março de 2018

Bolo folar da Páscoa


Estamos a cerca de 10 dias da Páscoa e com isso começam a ser testadas algumas receitas cá em casa alusivas a esta época. Tal como no Natal, também gosto de conhecer um pouco mais as tradições de cada zona do nosso país e por isso irá começar aqui uma "exploração" dos nossos folares, talvez a maior tradição da Páscoa.
E para começar esta minha saga, hoje trago um folar oriundo da zona da Bairrada. Fica muito fofo, com um sabor muito agradável e que tanto de come simples como com manteiga ou uma generosa fatia de queijo da serra (a minha forma preferida).
Mas agora digam-me, qual o folar tradicional da vossa zona? Eu quero experimentar todos :)




Ingredientes:
- 150ml de água
- 500g de farinha (uso tipo 65)
- 100g de açúcar
- 12g de fermento de padeiro
- 2 ovos
- 30ml de aguardente
- 20g de manteiga
- raspa de 1/2 limão pequeno
- 1/2 colher (chá) de sal

Dissolva o fermento na água. Coloque na máquina de fazer pão os ingredientes líquidos e por fim os secos. Programe "amassar e levedar".

Caso não tenha mfp ou um robot de cozinha potente, coloque a farinha numa taça grande, faça uma cova e coloque os restantes ingredientes. Amasse muito bem até obter uma massa elástica. Tape com um pano e deixe descansar até que a massa duplique ou triplique de tamanho.  

Depois de levedado, retire a massa para a bancada, enfarinhada. Forme uma bola ligeiramente achatada e depois dobre-a a meio. Deixe levedar mais um pouco (cerca de 1 hora), pincele com leite e leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que o folar doure. Retire e deixe arrefecer antes de cortar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...