terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Mititei (ou mici) ... umas espetadas de carne romenas


Olá a todos, hoje trago-vos uma receita que me deixou muito curiosa desde que me deparei com ela em 2 livros cá em casa. Falo-vos de uns rolinhos de carne picada (geralmente uma mistura de vaca e porco), aromatizados com alho, ervas e especiarias. São uma espécie de espetadas de almôndegas alongadas, geralmente grelhados na brasa e acompanhados com batata frita, mostarda e muraturi (uma espécie de pickles romenos - pepinos de conserva).
De seu nome Mititei ou Miti, é um dos pratos mais populares da Roménia e um dos seus cartões de visita gastronómicos.


Receita adaptada do livro "Transylvanian cookbook", de Florin Muresan's, pág.74
Ingredientes:
- 250g de carne de porco picada
- 250g de carne de vaca picada
- 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
- 3 dentes de alho picados
- 1 e 1/2 colher (sopa) de pimentão doce
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 1/2 colher (sopa) de pimenta
- 1 colher (chá) de tomilho seco
- 65ml de água

Misture todos os ingredientes até que fique uma pasta. Coloque numa tigela, cubra com película aderente e guarde no frigorífico durante pelo menos 12h para ganhar sabor (o ideal é ser 24h). Uma hora antes de ir cozinhar, retire do frio, volte a misturar tudo e guarde novamente no frio (basta 1 hora). 
Na hora de moldar, passe as mãos por água (eu não precisei) e molde pequenas bolas dando-lhe depois o formato de cilindro (como se estivesse a fazer croquetes). 
Depois de todos preparados, leve-os a grelhar na brasa, por cima de uma grelha, virando-os de vez em quando para dourarem por igual (caso não seja possível, grelhe-os numa frigideira bem quente no fogão). Tenha cuidado para que a carne não passe do ponto senão ficam muito secos.
Depois de grelhadas, sirva-as ainda quentes e acompanhe com batatas fritas ou salada de batata, molho de mostarda e salada.

Para o molho de mostarda, coloque a mesma quantidade de mostarda e de água numa taça e mexa até obter um creme homogéneo.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...