quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Pão tigre


Existem receitas que nos fazem querer experimentar e o pão tigre sempre foi uma delas. Pelo seu aspecto interessante, sempre tive curiosidade em ver qual o sabor por detrás da sua forma. Por isso, acabei a pesquisar pela net fora até encontrar algo que me satisfizesse. O resultado foi uma mistura de várias receitas, resultando num pão fofo, de sabor ligeiramente adocicado e que gostei particularmente de comer com uma boa fatia de queijo amanteigado. Se são como eu curiosos com o aspecto de certos pães, aconselho-vos a dar uma chance a esta receita, espero que gostem ...

 

Ingredientes:
- 500g de farinha tipo 65
- 12 g de fermento de padeiro fresco
- 300 ml de água morna
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal

Ingredientes para a cobertura:
- 50g de farinha de arroz
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de óleo
- 1 colher (chá) de fermento quimico (Royal)
- 1 colher (café) de sal fino
- 50 ml de água

Dissolver o fermento num pouco da água. Misturar nos restantes ingredientes e colocar na cuba da máquina de fazer pão, programa amassar e levedar (caso não tenha mfp, pode amassar num robot de cozinha potente ou mesmo à mão, até obter uma massa que se despegue da mão e esteja elástica quando se estica. Deixe levedar em local quente, numa taça tapada, até que duplique de volume). Quando terminar a levedação, forme bolinhas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. 

Entretanto, prepare a cobertura. Misture todos os ingredientes até obter um creme homogéneo e cubra a superfície dos pães com ela. Deixe levedar aproximadamente 30 minutos num local aquecido. Ligue o forno a 200ºC para aquecer bem e leve a assar os pães durante cerca de 30 minutos ou até verificar que estão cozidos e com tom dourado. 
Deixe arrefecer sobre uma grelhe e sirva-os depois com queijo, fiambre, manteiga, compotas, …


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...