sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Torta de noz

Se existe bolo que sempre me acompanhou desde a infância é este. A minha mãe faz esta receita desde que me lembro de ser gente e nunca enjoo, nem eu nem a restante família. Um bolo extremamente fofo, fresco e delicioso, que serve tanto para a sobremesa como para bolo de aniversário. É daqueles bolos a que não resisto mas que nunca entendi o nome, já que de noz não tem nada. Mas que é bom, lá isso é e por isso deixo-vos aqui como sugestão para a sobremesa de fim-de-semana, experimentem que não se vão arrepender :)


Ingredientes:
- 6 ovos
- 200g de açúcar
- 110g de farinha
- 60g de fécula de batata
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 lata de refrigerante de ananás (tipo sumol)

- 2 pacotes de natas (bem frescas)
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- chocolate de culinária qb
- nozes para decorar qb

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme muito fofo. Junte 3 colheres (sopa) de refrigerante e bata mais um pouco, Junte a farinha, fécula e fermento, batendo na velocidade baixa.
À parte, bata as claras em castelo e envolva delicadamente na massa. Leve a cozer numa forma rectangular até o teste do palito sair limpo. Desenforme e deixe arrefecer.

Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly firme. Corte o bolo ao meio de forma a obter dois rectângulos compridos. Coloque uma parte da massa num prato de servir, regue com uma parte do refrigerante, barre generosamente com o chantilly, depois coloque a segunda parte do bolo, volte a regar com o refrigerante e cubra o bolo com uma camada generosa de chantilly. Decore a gosto com as raspas de chocolate e as nozes. Sirva bem fresco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...