sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Torta de noz

Desculpem a má qualidade da foto mas a máquina estava mal disposta :)

Se existe bolo que sempre me acompanhou desde a infância é este. A minha mãe faz esta receita desde que me lembro de ser gente e nunca enjoo, nem eu nem a restante família. Um bolo extremamente fofo, fresco e delicioso, que serve tanto para a sobremesa como para bolo de aniversário. É daqueles bolos a que não resisto mas que nunca entendi o nome, já que de noz não tem nada. Mas que é bom, lá isso é e por isso deixo-vos aqui como sugestão para a sobremesa de fim-de-semana, experimentem que não se vão arrepender :)

Ingredientes:
- 6 ovos
- 200g de açúcar
- 110g de farinha
- 60g de fécula de batata
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 lata de refrigerante de ananás (tipo sumol)

- 2 pacotes de natas (bem frescas)
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- chocolate de culinária qb

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme muito fofo. Junte 3 colheres (sopa) de refrigerante e bata mais um pouco, Junte a farinha, fécula e fermento, batendo na velocidade baixa.
À parte, bata as claras em castelo e envolva delicadamente na massa. Leve a cozer numa forma rectangular até o teste do palito sair limpo. Desenforme e deixe arrefecer.

Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly firme. Corte o bolo ao meio de forma a obter dois rectângulos compridos. Coloque uma parte da massa num prato de servir, regue com uma parte do refrigerante, barre generosamente com o chantilly, depois coloque a segunda parte do bolo, volte a regar com o refrigerante e cubra o bolo com uma camada generosa de chantilly. Decore a gosto com as raspas de chocolate. Sirva bem fresco.

22 comentários:

  1. De facto de noz não tem nada mas que é um bolo bonito e delicioso lá isso é! Eu digo que é delicioso pois faço um muito parecido! Já o fiz diversas vezes pois é muito fácil e dá sempre certo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, este é daqueles bolos que nunca corre mal e é mesmo bom :)

      Eliminar
  2. Ai que delicia adorei a receita
    já comia uma fatia e para não falar que e muito fácil
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo fácil Sofia e olha que é mesmo uma delícia, cá em casa todos adoram, ou melhor, devoram este bolo :D

      Eliminar
  3. Essa de não ter noz é que achei graça! :) Deve ser muito guloso!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a verdade, nunca entendi o nome mas que é bom o bolo, lá isso é :D

      Eliminar
  4. Eu AMO este bolo Carla! Dos meus preferidos de sempre!! Vou já passar a receita à minha mãe..:) Feito pela mãe sabe sempre melhor eheheh:) Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então temos os mesmos gostos, este vais gostar, é mesmo fofo e fresco. E tens razão, feito pela mãe é outra coisa e este quase sempre é feito pela minha :D

      Eliminar
  5. Adoro torta de noz.
    Já fiz uma vez. É deliciosa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Clarinha, é um bolo difícil de resistir :)

      Eliminar
  6. Adoro torta de noz! Assim fofinha... tenho uma idêntica no meu blog, receita da minha avó.
    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são mesmo fofinhas, é sem dúvida o meu bolo de infância, receita que a minha mãe sempre fez e eu "roubei" do caderninho escrito à mão dela ;)

      Eliminar
  7. Olá Carla
    Eita sabe que fiquei procurando a noz?
    rsrsrs achei divertido!
    Que bolo lindo, fofo e delicioso!
    Aqui chamamos de bolo de aniversário ou bolo festa😂
    Hummmmmm levo uma fatia pra mim!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Luli, noz só no nome mas que é bom, lá isso é :) Leva uma fatia que vai bem com um cafézinho :)

      Eliminar
  8. Ah ah ah, bem que me estava a perguntar porque se chamaria de noz. De qualquer maneira parece mesmo delicioso! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, adorava saber o porquê do nome mas enquanto não souber vou-me contentando e bem com o bolo :D

      Eliminar
  9. Realmente é estranho que se chame 'de noz'! Mas parece ótima, por isso perdoa-se-lhe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo e cá em casa, com noz ou sem ela, é dos bolos que desaparecem mais rápido :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...