terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Japchae ... ou um prato de massa coreano


As viagens gastronómicas são algo que me fascina muito e quando não podemos ir aos locais, trazemos um pouco deles até a nossa casa através da cozinha. A sugestão que vos trago hoje foi uma dessas minhas viagens pelos aromas que me têm fascinado nos últimos tempos. 
A verdade é que na minha procura por novos sabores, acabei por descobrir a cozinha coreana e alguns pratos suscitaram-me bastante interesse, entre eles este, o Japchae.


O Japchae é um prato coreano feito com uma massa de amido, servida com vegetais e com carne (embora esta seja opcional). É um prato agridoce, geralmente servido como acompanhamento quente ou frio ou mesmo como refeição principal (como foi o meu caso), sempre presente em dias festivos. 
Segundo conta a história, foi confeccionado pela primeira vez no início do século XVII, quando o rei Gwanghaegun, da dinastia Joseon, organizou uma grande festa no seu palácio e um dos seus empregados criou este prato para satisfazer o paladar do rei. Como o rei adorou o prato, recompensou Yi Chung promovendo-o a hojo panseo (uma espécie de secretário do tesouro).

Embora cá em casa ninguém tenha sido promovido com este prato, ficou a vontade de conhecer um pouco mais desta cozinha e em breve outras receitas surgirão no blog. Quanto a esta, pelo que entendi, o uso dos vegetais é um pouco ao gosto de cada um, tanto na quantidade como na escolha por isso, a receita é apenas um ponto de partida . Espero que gostem e experimentem...



Ingredientes:
- glass noodles (é uma massa transparente, comprei no lidl) 
- 3 dentes de alho 
- 1 cebola 
- 1 cenoura
- 1/2 pimento vermelho
- 1 brócolo médio
- 150g de cogumelos
- 250g de carne de vaca para estufar
- molho de soja qb
- 1 colher (chá) de açúcar mascavado (usei 2 colheres de chutney de abóbora)
- 1 colher (chá) de erva-principe moída (opcional)
- sementes de sésamo qb
- cebolinho qb
- óleo de sésamo qb (usei azeite)

Corte os cogumelos em fatias. A cebola, a cenoura e o pimento corte em tiras finas e pique o alho. Corte os brócolos em raminhos e a carne em tiras finas.
Tempere a carne com o molho de soja, o açúcar e as sementes de sésamo. Deixe repousar cerca de 15 minutos.

Leve ao lume um tacho com água e uma pitada de sal, quando levantar fervura, retire do lume e coloque a massa dentro. Deixe repousar cerca de 5 a 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar. Quando estiver cozida, dê um corte com a tesoura (porque ela é muito comprida e assim facilita ao comer), escorra e coloque no recipiente que vai servir. Tempere com molho de soja e reserve.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de óleo e cozinhe primeiro a cenoura, cebola e brócolos. Quando a cebola começar a amolecer, junte os cogumelos, o pimento e o alho. Tempere com molho de soja e erva-principe. Envolva bem e deixe cozinhar, tapado. Se necessário, junte um pouco de água para não ficar demasiado seco. Quando os legumes estiverem no ponto (não deixe cozinhar em demasia), coloque-os por cima da massa e reserve.
Na mesma frigideira, cozinhe a carne e envolva-a na massa. Junte o cebolinho cortado grosseiramente e rectifique o molho de soja, se necessário. Polvilhe com sementes de sésamo e sirva de seguida.


22 comentários:

  1. It looks fantastic, thanks for recipe:)
    Have a lovely day ❤❤❤
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Estas viagens gastronômicas também me fascinam e adoro pratos cheios de sabores, uma ótima sugestão um prato que eu ia gostar muito certamente.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que irias gostar sim, é um prato que nos faz viajar literalmente :)

      Eliminar
  3. Nunca comi, mas não há nada como experimentar!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a minha primeira viagem pela gastronomia coreana mas gostei bastante, tenho mesmo de explorar mais pratos :)

      Eliminar
  4. Como sabes gosto muito de pratos com sabores orientais! Vou ver se no supermercado há noodles para fazer! Mesmo que não sejam dos transparentes, há-de ficar bom na mesma! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim. Estes noodles têm uma consistência diferente mas apenas isso, em relação aos sabores do prato vai ficar bem com qualquer noodle ;)

      Eliminar
  5. Ai que BOM aspecto!! Deve ser uma alegria para o nosso paladar!!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. vou roubar-te esta receita é só o que tenho a dizer. ai vou vou!

    ResponderEliminar
  7. Tenho a certeza que vou adorar este prato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei muito, confesso. mas sou suspeita, adoro sabores agridoces :)

      Eliminar
  8. Não são sabores que domine mas ao olhar para este prato fico cheia de vontade de experimentar! Para mim está um prato mesmo muito cativante e apetitoso!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tipo de prato de massa é muito versátil, simples e rápido de se confeccionar. São sempre a minha primeira escolha quando quero algo oriental e nunca me arrependo. Tens de experimentar, fica uma delícia e bem colorido, por aqui todos gostamos bastante :)

      Eliminar
  9. Gostei muito da sugestão, não conhecia o prato mas fiquei com vontade de fazer! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de provar, fica muito agradável e cá em casa todos gostaram, mesmo quem é esquisito :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...