sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Croquetes de camarão


Se existe algo que gosto é de estar sempre preparada no que toca a comida. Gosto de ter a dispensa com o básico sempre reforçado, o frigorífico com frescos e a arca com soluções para algo rápido (categoria onde os salgadinhos se encaixam na perfeição). No entanto, cá em casa comprar esse tipo de produtos já feito do supermercado está fora de questão porque ninguém gosta e por isso, volta e meia sai uma tarde passada a preparar estes delícias, que geralmente faço em quantidades grandes.
A receita de hoje foi pensada depois de comer "unas croquetas de camarones" na vizinha Espanha e ter gostado bastante, embora tenha ficado com a sensação que deveriam ter mais camarão. Sendo assim, desta vez resolvi colocar a mão na massa, literalmente, e depois de pesquisar por várias receitas da internet, retirei ideias e saíram estes croquetes que, modéstia à parte, estavam mesmo bons e com camarão, como se quer :)
Crocantes por fora e cremosos por dentro, espero que experimentem e quem sabe, sirvam de entrada na vossa mesa de consoada como será o destino de alguns cá em casa. Aproveitem o fim-de-semana para por as mãos na massa, não se irão arrepender :)


Ingredientes (para 20 croquetes pequenos):
- 500g de camarão com casca
- 3 palitos de delícias do mar
- 3 colheres (sopa) de farinha
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 250ml de leite
- 1 folha de louro
- sal e pimenta qb
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 noz de manteiga
- cebolinho fresco picado

Comece por descascar o camarão. Coloque num tacho as cascas do camarão, o leite, o louro e uma pitada de sal. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Com a varinha mágica triture as cascas e coe, reservando o caldo. Pique finamente as delícias do mar.
Leve ao lume um tacho com a manteiga, o alho e a cebola. Quando a cebola amolecer, junte o camarão, envolva bem e acrescente a polpa de tomate. deixe refogar um pouco (se necessário junte um pouco do caldo reservado). Acrescente a farinha, envolva bem e depois verta em fio o caldo de camarão reservado, mexendo sempre. Rectifique os temperos e mexa sempre até que o preparado se solte do tacho (ao passar a colher sobre o fundo do tacho, forma uma espécie de estrada). Retire do lume, acrescente as delícias do mar e o cebolinho e deixe arrefecer por completo, de preferência de um dia para o outro no frigorífico.
Quando estiver o preparado bem frio, molde os croquetes, passe por farinha, ovo batido e pão ralado. Frite em óleo bem quente e escorra o excesso de óleo. Sirva como entrada ou refeição principal.

23 comentários:

  1. Ficaram com um óptimo aspecto Carla! Bem gulosos! Costumo fazer de carne e também faço logo em grandes quantidades. É uma coisa que ainda dá algum trabalho e assim congela-se e ficamos com "stock" para um dia com menos tempo :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana. Cá em casa os salgadinhos vão sendo feitos consoante os desejos de cada um e realmente convém fazer em quantidade ... se é para ter trabalho que seja de uma vez :)

      Eliminar
  2. De camarão nunca fiz! Acho uma excelente ideia! Levo para experimentar! Este tipo de salgadinhos gosto também de fazer em grande quantidade, congela-se e quando é preciso está sempre pronto a usar, seja para petisco, para refeição, para pic-nic ou para uma festa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes foi a segunda vez que fiz. Como da primeira não apontei quantidades, toca a fazer novamente que o irmão adora :D E ter umas coisinhas destas no congelador dá sempre jeito mesmo, e estes ficam bem intensos :)

      Eliminar
  3. Ai quero já provar pois está com bom aspecto
    sempre com boas receitas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Que delicia, amo!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  5. Tem bom aspeto, mas eu não gosto de marisco!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Uma das coisas que eu mais gosto no teu blog (dentro de milhares de aspectos bons) é que não sei como consegues fazer uma grande maioria de receitas e digo mesmo MAIORIA do meu gosto!! Como é possível acertares tanto!!! Adoro amo venero o teu blog!!!! E esta receita é uma delas ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oooh Elisa, nem imaginas como me deixas feliz com este comentário. Mas olha, eu só publico receitas que gosto e isso só vem provar que então somos muito parecidas quando se trata de paladares :) Ou seja, temos muito bom gosto :D :D :D

      Eliminar
  7. Trabalhoso mas acho que compensa porque parece ser uma receita deliciosa e indicada para as festividades que se aproximam :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para amantes de marisco, são deliciosos e já estão prontinhos para as festas. Como é sempre uma época complicada, gosto de ir fazendo algumas coisas com antecedência e esta é uma delas ;)

      Eliminar
  8. Quero um, quero um... que excelente aspeto. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Não costumo achar piada a croquetes, mas se são de camarão venham eles :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que eu sou ao contrário, adoro mesmo croquetes mas também sou das pessoas mais esquisitas em relação a eles ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...