sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Croquetes de camarão


Se existe algo que gosto é de estar sempre preparada no que toca a comida. Gosto de ter a dispensa com o básico sempre reforçado, o frigorífico com frescos e a arca com soluções para algo rápido (categoria onde os salgadinhos se encaixam na perfeição). No entanto, cá em casa comprar esse tipo de produtos já feito do supermercado está fora de questão porque ninguém gosta e por isso, volta e meia sai uma tarde passada a preparar estes delícias, que geralmente faço em quantidades grandes.
A receita de hoje foi pensada depois de comer "unas croquetas de camarones" na vizinha Espanha e ter gostado bastante, embora tenha ficado com a sensação que deveriam ter mais camarão. Sendo assim, desta vez resolvi colocar a mão na massa, literalmente, e depois de pesquisar por várias receitas da internet, retirei ideias e saíram estes croquetes que, modéstia à parte, estavam mesmo bons e com camarão, como se quer :)
Crocantes por fora e cremosos por dentro, espero que experimentem e quem sabe, sirvam de entrada na vossa mesa de consoada como será o destino de alguns cá em casa. Aproveitem o fim-de-semana para por as mãos na massa, não se irão arrepender :)


Ingredientes (para 20 croquetes pequenos):
- 500g de camarão com casca
- 3 palitos de delícias do mar
- 3 colheres (sopa) de farinha
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 250ml de leite
- 1 folha de louro
- sal e pimenta qb
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 noz de manteiga
- cebolinho fresco picado

Comece por descascar o camarão. Coloque num tacho as cascas do camarão, o leite, o louro e uma pitada de sal. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Com a varinha mágica triture as cascas e coe, reservando o caldo. Pique finamente as delícias do mar e pique grosseiramente o camarão.
Leve ao lume um tacho com a manteiga, o alho e a cebola. Quando a cebola amolecer, junte o camarão picado, envolva bem e acrescente a polpa de tomate. deixe refogar um pouco (se necessário junte um pouco do caldo reservado). Acrescente a farinha, envolva bem e depois verta em fio o caldo de camarão reservado, mexendo sempre. Rectifique os temperos e mexa sempre até que o preparado se solte do tacho (ao passar a colher sobre o fundo do tacho, forma uma espécie de estrada). Retire do lume, acrescente as delícias do mar e o cebolinho e deixe arrefecer por completo, de preferência de um dia para o outro no frigorífico.
Quando estiver o preparado bem frio, molde os croquetes, passe por farinha, ovo batido e pão ralado. Frite em óleo bem quente e escorra o excesso de óleo. Sirva como entrada ou refeição principal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...