quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Compota de abóbora com laranja


Hoje é dia 1 de Dezembro, feriado  da Restauração da independência e o dia em que começa o natal cá em casa. Hoje é só fitas, bolas, pinheiro, velas, ... um monte de coisinhas espalhadas pela sala à espera de sítio para ficar e eu adoro tudo isto.
Mas dia 1 significa também "dia um ... na cozinha" e o tema deste mês era algo bem interessante e prático, fazer deliciosas prendas de natal comestíveis. Como cá em casa começam agora os preparativos de natal, desde a lista de compras, o menu, as receitas que se podem fazer com antecedência e os cabazes de natal, este tema veio apenas aguçar o meu apetite.
A minha escolha então recaiu sobre um fruto que adoro em doces, a abóbora. Posso dizer que este outono, tive a sorte de ter abóbora com fartura a chegar cá a casa, desde comprada por mim a oferecida e como tal, tinha de fazer algo com ela. Com vários destinos traçados, escolhi para este dia uma sugestão que me agradou bastante: uma compota de abóbora para quem gosta de requeijão como eu. E como abóbora casa muito bem com laranja, aqui fica a minha compota de abóbora com laranja para comerem como vos apetecer e juntarem aos cabazes de natal também, por exemplo :)  



Ingredientes:
- 1600g de abóbora limpa de cascas e sementes
- 800g de açúcar
- 1 laranja
- 2 paus de canela

Depois de limpa a abóbora, corte em cubo pequenos e leve ao lume num tacho juntamente com o açúcar, os paus de canela e o sumo e raspa da laranja. Deixe cozinhar até a abóbora ficar macia e depois triture com a varinha mágica. Leve novamente ao lume até obter o ponto de estrada (coloque um pouco de doce num prato e passe uma colher pelo meio de forma a criar uma "estrada", se a compota se mantiver intacta, está no ponto). Coloque em frascos esterilizados, feche e vire-os ao contrário. Deixe ficar assim até arrefecer por completo e depois volte a colocá-los na posição normal. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...