sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Arroz doce de caramelo ... bem cremoso


Mais uma sugestão de natal mas que raramente está presente na mesa cá de casa. No entanto, é uma das sobremesas que se fazem por cá várias vezes ao longo do ano e que eu adoro comer ainda quentinho e bem cremoso. 
Um arroz doce bem guloso e cremoso para fazer parte de uma mesa de natal recheada de coisas boas.

Ingredientes:
- 200g de arroz carolino ou outro com goma (uso sempre o de risotto)
- entre 750ml a 1 litro de leite magro (consoante goste mais ou menos cremoso) 
- 80g de açúcar (pode aumentar se for guloso)
- 1 pudim de caramelo instantâneo
- 1 pau de canela
- canela em pó 

Coloque um tacho ao lume com duas medidas (do arroz) de água e o pau de canela. Quando levantar fervura, junte o arroz, mexa e deixe cozer até a água evaporar. 
Entretanto, dissolva o pudim instantâneo em metade do leite e reserve. Quando o arroz estiver sem a água, junte a mistura do leite com pudim e o açúcar, mexendo de vez em quando. Consoante o arroz for absorvendo o líquido, junte mais leite até obter o ponto desejado de cozedura e cremosidade do arroz. Quando estiver pronto, retire do lume e verta para tacinhas, polvilhe com canela e sirva morno ou frio.

Nota: se quiser tornar o arroz doce mais especial, em vez da canela polvilhe com açúcar e caramelize com um maçarico.


20 comentários:

  1. Aqui é tal e qual, por ser fazer várias vezes ao longo do ano acaba por não merecer lugar na mesa de natal! Quando não tenho ovos às vezes junto pudim de baunilha! Da próxima vez vou experimentar o de caramelo que lhe deve dar um sabor incrível! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa no natal são geralmente os doces que só comemos no natal, à excepção da aletria e do leite-creme que vão aparecendo de vez em quando ao longo do ano ;)
      Também já fiz com pudim de baunilha e gosto bastante mas com o de caramelo ainda gostei mais e acho que cá em casa esta será agora a versão oficial :D

      Eliminar
  2. O meu marido adora arroz doce,...fiquei curiosa com o sabor deste que nos trazes,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que até agora é talvez o meu preferido mas sou suspeita, adoro caramelo :)

      Eliminar
  3. Confesso que não gosto muito mas para quem gosta boa receita
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram / Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou mais fã de aletria mas este arroz doce conquistou-me pelo sabor a caramelo, adorei :)

      Eliminar
  4. Arroz doce não é das minhas sobremesas favoritas, já o caramelo eu acho que fica bem com tudo portanto... ai que lá se vai a dieta! eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com todas as tuas palavras, penso exactamente o mesmo :D

      Eliminar
  5. Adoro arroz doce mas com pudim nunca fiz, tenho que experimentar pois deve ficar óptimo! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso muitas vezes pudim ou farinha custard porque acho que ganham uma cremosidade extra deliciosa. Com caramelo ficou a ser o meu preferido :)

      Eliminar
  6. Não sou muito fã de arroz doce, prefiro a aletria mas esse assim com doce de caramelo tenho vontade de provar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/peixe-chefe-novamente.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também sou mais fã de aletria mas este convenceu-me mesmo :)

      Eliminar
  7. Eu nunca experimentei juntar pudim nenhum ao arroz doce, mas gosto imenso de sobremesas com caramelo no geral, por isso tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica bastante cremoso e aquele toque a caramelo torna-o viciante :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...