quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Bacalhau com broa e migas de couve


Estamos a passos largos para as festas de final de ano e começam já os preparativos para esses dias. Por aqui, já se pensou em toda a doçaria de natal (a parte que nos ficou incumbida de fazer), a casa está decorada, os presentes quase todos prontos (só me falta comprar o do irmão mas que está bem complicado de escolher, aceito sugestões baratinhas), as ideias para a passagem de ano também estão encaminhadas, alguns petiscos de entrada já congelados para ser mais rápido na passagem de ano e as encomendas de natal recebidas para ter tudo pronto no dia.
Sendo assim, ando agora mais descontraída e tenho tempo para descansar estes dias e só pensar na azáfama do natal a partir de dia 23, altura em que andarei a correr de um lado para o outro, feita barata tonta. 
Mas como nem todos somos iguais e sei que existem pessoas que ainda não sabem muito bem o que fazer para a consoada, deixo-vos hoje mais uma sugestão, um prato que adoro e nunca consigo resistir, acompanhado por umas migas de couve que poderiam bem ser o meu almoço hoje, já que estou com uma fome que não aguento e o almoço, para não variar, está atrasado :D
As receitas de bacalhau nunca são demais e com o natal à porta existem tradições que permanecem cá em casa e amigos que nunca faltam na mesa como este fiel amigo dos portugueses. Mas se cá em casa a tradição mantém-se e sempre comemos o típico bacalhau cozido com batata, grelos e um molho de tomate fervido delicioso, existem outras casas em que se vai diversificando as receitas. A sugestão de hoje é para quem gosta de variar e posso garantir que vão gostar bastante. Quanto às quantidades, é um pouco ao gosto de cada um e da quantidade de pessoas que irão servir.



Ingredientes para o bacalhau:
- lombos de bacalhau
- broa de milho 
- dentes de alho picados
- cebola em meias luas finas
- batatas com casca 
- azeite
- sal e pimenta
- salsa picada

Para o bacalhau:
Comece por picar a broa com um pouco de alho e salsa fresca até obter um esfarelado homogéneo. Junte um pouco de azeite, sal e pimenta e envolva para ligar todos os ingredientes. Reserve.
Lave muito bem as batatas com a casca e leve-as a cozer em água temperada com sal até ficarem "al dente". Escorra, dê um murro e reserve.

Numa travessa de ir ao forno e à mesa coloque uma camada generosa de cebola cortada em meias luas finas e um pouco de alho picado. Tempere com um fio de azeite. Por cima desta, coloque os lombos de bacalhau e à volta as batatas. Regue com mais um pouco de azeite e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Leve a assar até o bacalhau estar quase cozido. Nessa altura, retire do forno e espalhe a mistura de broa por cima do bacalhau, pressionando um pouco para aderir. Leve novamente ao forno até a broa dourar e sirva de seguida, acompanhado com as migas de couve.


Ingredientes para as migas:
- couve coração pequena
- broa de milho
- dentes de alho (seja generoso)
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta qb

Para as migas de couve:
Leve ao lume uma frigideira com azeite e os dentes de alho picados. Quando a alho começar a diminuir de volume (não deixem queimar), junte a couve cortada em juliana bem fina e deixe cozinhar até estar "al dente". Acrescente a broa picada e tempere a gosto. Envolva bem, deixe refogar mais um pouco e sirva de seguida.


16 comentários:

  1. Ai que bom aspeto! Gosto tanto de um bom prato de bacalhau! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei mesmo imenso do aspecto bem caseiro, tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa, estes são sempre os pratos que mais me satisfazem, bem caseiros :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado Sofia, está convidada para o próximo ;)

      Eliminar
  4. Essa sugestão é a minha cara, adoro e ficou com aspeto muito reconfortante, beijinhos

    ResponderEliminar
  5. wow it looks really delicious:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Boa sugestão, fiquei a salivar com as migas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão boas, como-as mesmo assim sem mais nada :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...