quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Bacalhau com broa e migas de couve


Estamos a passos largos para as festas de final de ano e começam já os preparativos para esses dias. Por aqui, já se pensou em toda a doçaria de natal (a parte que nos ficou incumbida de fazer), a casa está decorada, os presentes quase todos prontos (só me falta comprar o do irmão mas que está bem complicado de escolher, aceito sugestões baratinhas), as ideias para a passagem de ano também estão encaminhadas, alguns petiscos de entrada já congelados para ser mais rápido na passagem de ano e as encomendas de natal recebidas para ter tudo pronto no dia.
Sendo assim, ando agora mais descontraída e tenho tempo para descansar estes dias e só pensar na azáfama do natal a partir de dia 23, altura em que andarei a correr de um lado para o outro, feita barata tonta. 
Mas como nem todos somos iguais e sei que existem pessoas que ainda não sabem muito bem o que fazer para a consoada, deixo-vos hoje mais uma sugestão, um prato que adoro e nunca consigo resistir, acompanhado por umas migas de couve que poderiam bem ser o meu almoço hoje, já que estou com uma fome que não aguento e o almoço, para não variar, está atrasado :D
As receitas de bacalhau nunca são demais e com o natal à porta existem tradições que permanecem cá em casa e amigos que nunca faltam na mesa como este fiel amigo dos portugueses. Mas se cá em casa a tradição mantém-se e sempre comemos o típico bacalhau cozido com batata, grelos e um molho de tomate fervido delicioso, existem outras casas em que se vai diversificando as receitas. A sugestão de hoje é para quem gosta de variar e posso garantir que vão gostar bastante. Quanto às quantidades, é um pouco ao gosto de cada um e da quantidade de pessoas que irão servir.



Ingredientes para o bacalhau:
- lombos de bacalhau
- broa de milho 
- dentes de alho picados
- cebola em meias luas finas
- batatas com casca 
- azeite
- sal e pimenta
- salsa picada

Para o bacalhau:
Comece por picar a broa com um pouco de alho e salsa fresca até obter um esfarelado homogéneo. Junte um pouco de azeite, sal e pimenta e envolva para ligar todos os ingredientes. Reserve.
Lave muito bem as batatas com a casca e leve-as a cozer em água temperada com sal até ficarem "al dente". Escorra, dê um murro e reserve.

Numa travessa de ir ao forno e à mesa coloque uma camada generosa de cebola cortada em meias luas finas e um pouco de alho picado. Tempere com um fio de azeite. Por cima desta, coloque os lombos de bacalhau e à volta as batatas. Regue com mais um pouco de azeite e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Leve a assar até o bacalhau estar quase cozido. Nessa altura, retire do forno e espalhe a mistura de broa por cima do bacalhau, pressionando um pouco para aderir. Leve novamente ao forno até a broa dourar e sirva de seguida, acompanhado com as migas de couve.


Ingredientes para as migas:
- couve coração pequena
- broa de milho
- dentes de alho (seja generoso)
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta qb

Para as migas de couve:
Leve ao lume uma frigideira com azeite e os dentes de alho picados. Quando a alho começar a diminuir de volume (não deixem queimar), junte a couve cortada em juliana bem fina e deixe cozinhar até estar "al dente". Acrescente a broa picada e tempere a gosto. Envolva bem, deixe refogar mais um pouco e sirva de seguida.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...