Sexta é dia de doce cá em casa, ou melhor, dia de pensar nas receitas para o fim-de-semana. E por saber que existem desse lado várias pessoas como eu, hoje trago comigo um doce que ficou simplesmente delicioso e em nada enjoativo. Com 3 ingredientes que adoro (maçã, queijo-creme e massa folhada), só podia sair um folhado que simplesmente me deliciei deste a primeira garfada. A conjugação de sabores ficou perfeita e serviu tanto para a sobremesa como para o lanche.
Aconselho a experimentarem já este fim de semana que não se irão arrepender (palavra desta gulosa).
PS: podem trocar a compota de maçã por compota de frutos silvestres, fica igualmente deliciosa.
Ingredientes:
- 1 embalagem de massa folhada rectangular
- 200g de queijo fresco para barrar (tipo philadelphia)
- 4 colheres (sopa) de compota de maçã (usei esta receita do blogue)
- 1 colher (sopa) de sementes variadas (opcional)
- canela em pó
- ovo batido para pincelar
Pré-aqueça o forno a 220º C. Abra a massa folhada e espalhe no centro o queijo (no sentido do comprimento). Por cima espalhe a compota de maçã e polvilhe com canela em pó.
Agora para fechar, corte tiras laterais de massa sem terminar o corte, de um lado e de outro (é fazer vários cortes até chegar ao recheio). Dobre a massa sobre o recheio e comece a entrançar as tiras, sobrepondo-as ligeiramente. Feche bem os topos para que o recheio não saia. Pincele a massa com ovo batido e salpique com as sementes. Leve ao forno até a massa estar dourada (cerca de 30 minutos). Sirva polvilhada com açúcar em pó, se desejar.