quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Pão de canela e erva-doce


Quando o tempo está de chuva ou o frio aperta, a vontade de sair de casa para comprar pão diminui. No entanto, este pão que trago hoje surgiu num dia em que até estava sol e com um tempo bem agradável ... mas a preguiça apareceu e pronto, foi dia de fazer uma dose de pão para o lanche. Servido ainda morno com uma fatia generosa de queijo e um chá a acompanhar, foi o suficiente para me deixar feliz e afastar a preguiça para continuar a trabalhar.
Se também têm assim uns ataques de preguiça repentinos, saltem para a cozinha e experimentem este pãozinho que vai trazer um cheiro delicioso para toda a casa ...


Ingredientes:
- 570g de farinha
- 80g de açúcar
- 250ml de leite
- 50g de margarina
- 12g de fermento de padeiro fresco
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de erva-doce

Comece por dissolver o fermento num pouco de leite. Coloque na mfp (máquina de fazer pão) primeiro os líquidos e depois os secos (sendo o sal o último a entrar). Programe para amassar e levedar (na minha máquina é 1:50h). Depois do programa terminado, retire a massa e forme 2 tiras longas, depois é só entrançar e colocar as pontas por baixo da trança. Deixe levedar mais 30 minutos tapado com um pano (pré-aqueço o forno a 50º e mal esteja quente, desligo e coloco lá o pão a levedar). Quando a massa tiver crescido um pouco, pincele com leite ou ovo batido e leve a assar a 180ºC (forno pré-aquecido). 
Se quiser ter menos trabalho, basta fazer tudo na mfp, utilizando o programa completo de amassar, levedar e cozer (na minha máquina demora 2:50h).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...