sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Bolo de ananás ... húmido e fofo


Existem bolos que são já de família, daquelas receitas que já nem precisamos de papel para fazer porque temos todos os ingredientes guardados num cantinho da nossa memória. E este bolo de ananás é uma dessas receitas. Fofo, ligeiramente húmido e com um sabor delicioso, é um dos bolos que adoro servir com um chá, especialmente se a fatia vier fresquinha. Por isso deixo-vos hoje aqui este bolinho para o lanche de fim-de-semana, quem sabe para levarem e comerem durante um passeio em família, já que o tempo convida a passeios :)
     


Ingredientes:
- 5 ovos
- 1 lata pequena de ananás em rodelas
- 150g de açúcar
- 250g de farinha (uso com fermento)
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- caramelo líquido (uso geralmente caseiro)*

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga, polvilhe com farinha e espalhe o caramelo líquido. Depois, forre o fundo com as rodelas de ananás-(reserve a calda para regar o bolo no final).
Triture o restante ananás até obter um puré (eu uso a varinha mágica). Separe as gemas das claras.
Numa taça grande bata as claras em castelo e quando estes estiverem firmes, acrescente aos poucos o açúcar, batendo sempre. junte depois as gemas, uma a uma, e o puré de ananás, batendo sempre. Por fim, peneire a farinha com o fermento e envolva cuidadosamente com uma espátula. 
Verta o preparado para a forma e leve a assar durante 40 minutos ou até que o teste do palito saia seco. Depois de sair do forno, pique ligeiramente o bolo e regue com um pouco da calda do ananás. Desenforme de seguida e deixe arrefecer. Depois de frio pode guardar à temperatura ambiente ou no frigorífico (eu gosto de o comer fresquinho).

* para o caramelo líquido, basta levar ao lume 2 medidas de açúcar e 1 medida de água. Deixe ferver até atingir a cor pretendida (gosto dele um pouco claro). Mal atinja a cor pretendida, verta para uma taça e deixe arrefecer antes de usar. Caso ache que depois de frio engrossou muito, coloque mais um pouco de água (1 a 2 colheres de sopa) e leve um pouco ao microondas para que o caramelo se dissolva. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...