O dia dos namorados está à porta e com isso começam-se a pensar em decorações, presentes e receitas especiais para comemorar com a cara metade. E se eu sempre fui contra este dia por o achar demasiado comercial e não perceber o sentido da sua existência, tenho de aceitar que existem muitas pessoas que o adoram e por isso hoje trago comigo uma receita que costuma agradar todos que a provam (oreo é oreo, não é? lol).
E como sabem que eu adoro desafios, participo com este semifrio de oreo no grupo de facebook da Rosa Santos, "O Pecado da Gula & Companhia" (se ainda não o conhecem, venham espreitar e cuscar as delícias que por lá costumam aparecer).
PS: se estiverem interessados num presente especial para oferecer à vossa cara metade, venham espreitar a sugestão que tenho para vocês (basta clicarem aqui). Convido-vos assim a vir conhecer um pouco mais o meu trabalho.
Ingredientes:
- 3 pacotes de bolachas oreo (154g cada)
- 400ml de natas
- 3 claras
- 7 folhas de gelatina
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 100g de manteiga derretida
- molho de chocolate e folhas de hortelã para decorar
Coloque um aro num prato e reserve.
Comece por separar as bolachas do recheio (apenas em 2 pacotes). Triture as bolachas e misture-as com a manteiga. Com esta massa forre o fundo do aro, calcando bem. Reserve.
Entretanto comece a preparar o recheio. Pique 2/3 do terceiro pacote de bolachas com uma faca (não triture, apenas corte em pedaços). Coloque a demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Após esse tempo, escorra e derreta no microondas durante cerca de 15 segundos. Mexa para dissolver por completo. Leve também ao microondas o creme (recheio) das bolachas durante uns segundos para amolecer.
Bata as claras em castelo bem firme. Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly. Sempre a bater, junte o creme das bolachas derretido e a gelatina. Por fim, envolva as claras em castelo com cuidado e as bolachas picadas. Verta este preparado na forma e leve ao frigorífico para solidificar (pelo menos 4 horas).
Depois de solidificado, desenforme e decore a gosto com as restantes bolachas que reservou e o molho de chocolate.