segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Pescada de fricassé


Existem pratos que embora tão típicos da nossa gastronomia eu nunca os tinha feito e nem sequer provado. E os "fricassé" são um deles. De simples execução, são compostos por um molho à base de gemas e limão que tornam qualquer carne ou peixe banal num prato delicioso. Mas agora perguntam-me vocês: como te lembraste de fazer? Bem, é o que faz andar em certos grupos de facebook como por exemplo o "cantinho das cozinheiras" e depois deparar-me com tanta gente a fazer e adorar este prato da simpática Ana Rama. Abre-se o apetite e para comprovar, hoje trago comigo uma simples pescada que depois de adicionado o molho ficou deliciosa e será para repetir ... como deixei eu passar tanto tempo sem provar isto!  

Ingredientes:
- 4 postas de pescada
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola em meias luas finas
- 1 fio de azeite
- 1 pouco de vinho branco
- 3 gemas (tamanho L)
- sumo de 1 limão grande
- salsa fresca picada qb
- sal e pimenta qb

Limpe o peixe e tempere com sal e pimenta. Num tacho, coloque a cebola, o fio de azeite e alhos. Deixe cozinhar um pouco até à cebola ficar macia, junte um pouco de vinho branco, as postas de pescada e um pouco de água (pouca mesmo). Deixe cozinhar mais um pouco até que as postas estejam no ponto (vire-as a meio da cozedura). 
À parte, dissolva numa taça as gemas com o sumo de limão e uma pitada de pimenta. Misture um pouco do molho quente e misture bem para temperar as gemas. 
Retire o peixe para um prato de servir e deite a mistura das gemas para o tacho, em lume brando, mexendo sempre e antes que ferva apague o lume. Junte a salsa picada e verta o molho sobre o peixe.
Sirva de seguida com batata cozida (a minha escolha, de preferência com casca) ou arroz e batata frita. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...