quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Compota de maçã com anis e canela


Em época de maçãs, à que fazer entre muitas outras receitas, compota também. A compota de maçã é claramente a minha preferida, daquelas que volta e meia enfio uma colher no frasco e como mesmo à gulosa. E esta ficou mesmo gulosa, óptima com iogurte grego, como recheio de bolos e crepes, ou mesmo como recheio de folhados, com uma pitada generosa de canela :)



Ingredientes:
- 1350g de maçã (com casca mas sem sementes)
- 450 a 500g de açúcar
- 200ml de água
- 2 paus de canela
- 2 estrelas de anis
- 2 cascas de limão (só a parte amarela)
- sumo de meio limão

Corte a maçã em cubos pequenos e leve ao lume com os restantes ingredientes. Quando a maçã estiver macia, retire as cascas de limão e as especiarias. Triture com a varinha mágica e leve novamente ao lume até obter o ponto de estrada (colocar um pouco de compota num prato e passar o dedo, se a "estrada" criada com o dedo se mantiver, está no ponto). Verta para frascos esterilizados e conserve num local seco e fresco. 



22 comentários:

  1. I love apples, looks fantastic:)
    Have a lovely day!
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me too :) this marmelade is great, you need to try :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Gulosa como sou, esta tenho comido mesmo é à colherada :D

      Eliminar
  3. Parece-me ser daquelas compotas perfeitas para presentes de Natal personalizados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, acompanhado com um saquinho de biscoitos neutros fica um presente comestível delicioso ;)

      Eliminar
  4. Esta é mais uma das compotas que se fazia todos os anos em casa da minha mãe! Passava uma senhora numa carrinha de caixa aberta a vender todo o tipo de maçãs biológicas! Os meus pais compravam um pouco de todas! E compravam ainda sacos das que já estavam tocadas, e que por isso eram mais baratas, para fazer doce! Ai Carla, tenho tantas saudades desses tempos... Quem me dera mergulhar a colher nesse teu doce de maçã de aspeto maravilhoso! Tenho a certeza que me faria viajar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado como a comida nos consegue fazer viajar até aos bons velhos tempos. A maioria das minhas recordações (e não me perguntes porquê) acabam todas associadas a comida, quer pelo cheiro, aspecto ou mesmo um produto específico.
      No entanto em relação às compotas não tenho nenhuma referência de infância porque a minha mãe só fazia marmelada (e dessa sim lembro-me bem das tardes perdidas sentada na mesa a tentar descascar os ditos marmelos). Esta compota, também feita de maçãs biológicas, ou melhor da macieira cá de casa, fez as delícias de quem provou e confesso, tenho mergulhado muitas vezes a colher no frasco :D

      Eliminar
  5. Ficou com uma apresentação fantástica e com certeza deliciosa...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui gostamos bastante Natércia, doce no ponto certo e com um toque de especiarias delicioso :)

      Eliminar
  6. Deve ser muito saborosa com o gostinho das especiarias. Ficou linda!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, as especiarias deram sim um toque diferente mas muito saboroso, sem abafar o sabor da maçã :)

      Eliminar
  7. Olá Carla
    Que espetáculo está essa compota!
    Uma delícia dos céus e adorei a sugestão para rechear crepes!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bem tanto no recheio de crepes a acompanhar com uma bola de gelado ou então como recheio de folhados, uma delícia mesmo :)

      Eliminar
  8. Adoro maçãs :D
    E agora que estamos na altura delas sabem tão bem!
    Essa compota deve ser uma verdadeira maravilha!
    Ficou com óptimo aspecto.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como aproveitar a fruta no seu tempo e neste caso, como as maçãs eram biológicas (cá de casa mesmo) ainda estavam mais saborosas e deram uma doçura extra à compota maravilhosa :)

      Eliminar
  9. Não sou muito de compotas mas esse parece ser mesmo boa
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui entre nós Sofia, esta tem sido comida por mim mais à colherada do que no pão, tem sido uma espécie de sobremesa para mim :D

      Eliminar
  10. Maravilhoso. Deve ser muito bom mesmo.... Bem aromático.
    Beijinho

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia, tem feito as minhas delícias à colherada :)

      Eliminar
  11. Sou fã de compota de maçã, com canela então nem se fala :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...