sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Creme de baunilha e açafrão ... um leite-creme fingido


Chegou mais um dia 25 e com isto mais uma participação no desafio do grupo de facebook O cantinho das cozinheiras. O desafio consiste em escolher uma receita que nos agrade de um blog escolhido pelo grupo. No entanto, desta vez o desafio foi um pouco diferente e em vez de termos um blog à escolha, tínhamos todos os que quiseram participar, o que equivale a muitas e muitas receitas. Como o tempo é escasso e não é possível ver tudo, acabei por seguir um critério específico e apenas visitar os blogues que ainda não tinham tido a sorte de ser contemplados pela escolha do grupo. Achei que esta seria, para mim, uma atitude mais lógica já que o intuito do grupo é dar a conhecer blogues e alguns eu já conhecia bem dos desafios anteriores.

Quanto à receita a escolher, e como era pretendido que a receita tivesse um ar de Natal, não foi fácil decidir e confesso que aumentei e muito a minha lista de receitas a fazer.
Mas como o tempo não estica, só consegui fazer uma receita e resolvi testar um leite-creme fingido que vi no blog A cozinha da Anita, com sabores bem diferentes dos que estamos habituados a encontrar num leite-creme tradicional, mas não menos saboroso, garanto. E como sempre, acabei por alterar um bocadinho a receita e acrescentar a canela, que fica sempre bem num creme e ainda melhor quando se fala de açafrão em doces. Se gostarem de arriscar em sabores algo exóticos, experimentem este creme ... ainda se vão surpreender :)

PS: adorei a cor do creme, bem amarelinho e sem levar ovos ;)


Ingredientes:
- 750ml de leite magro
- 100g de açúcar
- 2 e 1/2 colheres (de sopa) bem cheias de amido de milho
- 1 colher (sobremesa) de aroma de baunilha
- 1 pau de canela
- 1 colher (chá) mal cheia de açafrão (mal cheia mesmo, para não ficar forte)
- canela em pó e açúcar para polvilhar

Dissolva o amido de milho num pouco de leite. Leve ao lume o leite com o açúcar, o pau de canela, a baunilha e o açafrão até levantar fervura. Junte o amido e mexa sempre até engrossar. Retire do lume e verta para uma taça. Deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com açúcar e queime com um maçarico. No final, polvilhe com canela em pó.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...