sábado, 12 de novembro de 2016

Bolo de chocolate com claras e framboesas ... o melhor bolo de claras que comi



Sabem quando comem algo que simplesmente vos fez sorrir e suspirar, algo que estava tão bom que não conseguem ficar pela primeira dose (ou fatia, neste caso)? Pronto, eu hoje publico a receita que me deixou assim, bem feliz ...
Eu não sou uma amante de chocolate, como por comer e nunca é a minha primeira escolha quando existem outros sabores por perto. Mas quando se trata de bolos, o caso muda de figura e até hoje, não houve um bolo de chocolate que eu não gostasse. Mas se gostar é uma coisa, amar é outra e este que trago hoje já está na minha lista top porque é delicioso, rápido, simples, intenso, húmido e fofo ao mesmo tempo, doce na percentagem certa, ou seja, uma delícia (já não chegavam tantos adjectivos e ainda por cima aqui estou eu a repetir-me).
E se tudo isto já não fosse bom, ainda lhe juntei umas framboesas no interior para o tornar melhor, sim porque se existe casamento para toda a vida é o do sr. chocolate com a dona framboesa, disso não tenho dúvidas. Se não acreditam nas minhas palavras, façam o bolo já este fim-de-semana e depois digam-me lá se não tenho razão :D




Receita inspirada nesta do blog Alquimia dos tachos

Ingredientes:
- 10 claras
- 100g de farinha com fermento
- 170g de chocolate de culinária (um chocolate com qualidade, daqueles que gostam de comer)
- 150g de açúcar
- framboesas qb (usei congeladas)

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma redonda com manteiga e farinha, forrar o fundo com papel vegetal.
Derreter o chocolate no microondas durante um minuto, na potência máxima. Retirar e mexer, voltar a aquecer mais 30 segundos e mexer vigorosamente até obter um creme homogéneo. 
Bater as claras em castelo e quando estiverem firmes, juntar o açúcar aos poucos, sempre a bater até obter picos firmes. Juntar o chocolate e bater mais um pouco até ficar envolvido. Peneire a farinha e envolva delicadamente com uma espátula. Verta para a forma, alisando bem e espalhe as framboesas por cima, pressionando um pouco para entrarem no bolo (se forem congeladas, deixe descongelar primeiro e escorra). Leve ao forno durante cerca de 50 minutos ou até o teste do palito sair seco. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer, decorando com açúcar em pó.

esta fatia fica para vocês ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...