sábado, 12 de novembro de 2016

Bolo de chocolate com claras e framboesas ... o melhor bolo de claras que comi



Sabem quando comem algo que simplesmente vos fez sorrir e suspirar, algo que estava tão bom que não conseguem ficar pela primeira dose (ou fatia, neste caso)? Pronto, eu hoje publico a receita que me deixou assim, bem feliz ...
Eu não sou uma amante de chocolate, como por comer e nunca é a minha primeira escolha quando existem outros sabores por perto. Mas quando se trata de bolos, o caso muda de figura e até hoje, não houve um bolo de chocolate que eu não gostasse. Mas se gostar é uma coisa, amar é outra e este que trago hoje já está na minha lista top porque é delicioso, rápido, simples, intenso, húmido e fofo ao mesmo tempo, doce na percentagem certa, ou seja, uma delícia (já não chegavam tantos adjectivos e ainda por cima aqui estou eu a repetir-me).
E se tudo isto já não fosse bom, ainda lhe juntei umas framboesas no interior para o tornar melhor, sim porque se existe casamento para toda a vida é o do sr. chocolate com a dona framboesa, disso não tenho dúvidas. Se não acreditam nas minhas palavras, façam o bolo já este fim-de-semana e depois digam-me lá se não tenho razão :D




Receita inspirada nesta do blog Alquimia dos tachos

Ingredientes:
- 10 claras
- 100g de farinha com fermento
- 170g de chocolate de culinária (um chocolate com qualidade, daqueles que gostam de comer)
- 150g de açúcar
- framboesas qb (usei congeladas)

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma redonda com manteiga e farinha, forrar o fundo com papel vegetal.
Derreter o chocolate no microondas durante um minuto, na potência máxima. Retirar e mexer, voltar a aquecer mais 30 segundos e mexer vigorosamente até obter um creme homogéneo. 
Bater as claras em castelo e quando estiverem firmes, juntar o açúcar aos poucos, sempre a bater até obter picos firmes. Juntar o chocolate e bater mais um pouco até ficar envolvido. Peneire a farinha e envolva delicadamente com uma espátula. Verta para a forma, alisando bem e espalhe as framboesas por cima, pressionando um pouco para entrarem no bolo (se forem congeladas, deixe descongelar primeiro e escorra). Leve ao forno durante cerca de 50 minutos ou até o teste do palito sair seco. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer, decorando com açúcar em pó.

esta fatia fica para vocês ...

31 comentários:

  1. Great post dear! :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/11/giveaway-win-zaful-coupon-of-100.html

    ResponderEliminar
  2. Depois de tantos elogios não tenho como escapar e por isso vou gastar as claras que tenho no congelador! Ficou com um aspeto incrível! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Elisabete que exagerei um pouco nos elogios ... ou talvez não :D :D :D
      Mas que gostei deste bolo, lá isso gostei e muito, espero que vires fã como eu ;)

      Eliminar
  3. Bolas com tanto elogio até fiquei com vontade de fazer! :) Lá que tem óptimo aspecto, lá isso tem!
    Beijinho e bom fim de semana!
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E faz mesmo Joana, o toque intenso do chocolate com a acidez das framboesas fica uma maravilha ;)

      Eliminar
  4. Nossa meu que delicia adorei a receita
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Sofia, este é rápido, delicioso e perfeito para estes dias frescos :)

      Eliminar
  5. Que tentação de bolo, tem um aspecto super fofo e bom!:) Pena que não tenho essa disponibilidade de claras se não ia já para a cozinha fazer. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês mas olha que eu tenho já uma solução :) Fazes o bolo com as claras e depois usas as gemas noutra gulosice como um pudim que vai bem com este tempo ou congelas para o futuro :D :D :D

      Eliminar
  6. Ficou fantástico esse teu bolo, eu gosto imenso de bolos de claras, são bem leves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa, então acho que vais adorar este, a mim conquistou-me :)

      Eliminar
  7. Deve ser tão bom esse bolo é tão fofinho!!!
    Vou experimentar já amanhã!
    Obrigada!

    http://www.eunascidades.com

    ResponderEliminar
  8. Que receita espectacular para usar parte das muitas claras que tenho no congelador!
    A fazer em breve sem sombra de dúvida!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que não te vais arrepender ;) fiz a limpeza das claras do meu e não podia ter escolhido melhor :D

      Eliminar
  9. Já sei como gastar as claras que me andam a encher o congelador :-) Parece um bolo delicioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz que não te irás arrepender, eu virei fã e passou a ser o bolo de chocolate cá de casa :)

      Eliminar
  10. O aspecto e a combinação é tudo perfeito

    ResponderEliminar
  11. O aspecto e a combinação é tudo perfeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra e o sabor é mesmo uma delícia :)

      Eliminar
  12. Bem, esse bolinho deve ser mesmo fantástico! Com as fotos e a descrição fiquei com água na boca :)

    ResponderEliminar
  13. Adorei. Têm um aspecto maravilhoso. E é jma optima maneira de gastar as claras que não uao noutras receitas. Adorei. beijinhos.


    Estou a adorar o blog.

    luzcandeeiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia, a ideia é mesmo ajudar a gastar aquelas claras sempre perdidas no congelador ;) E bem vinda a este meu espaço :)

      Eliminar
  14. Meu deus que bom aspeto!!!!!
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Bruna, garanto que é uma delícia ;)

      Eliminar
  15. Que bom aspecto :) adoro bolos de claras e as framboesas combinam 5* adorei :)
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...