quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Frango guisado com feijão mungo


Nunca fui uma pessoa que goste de fazer compras. Eu sei que isto dito por uma mulher nem parece verdadeiro mas a verdade é que me canso facilmente e só quero despachar a coisa o mais rápido possível. Por ser assim, acabo sempre por levar bem assente na cabeça (ou num papel, não vá a memória falhar) o que pretendo comprar e nada mais. Esta maneira de ser (para muitos algo estranha) tem me feito poupar tempo e dinheiro (muito mesmo) e não comprar de forma impulsiva coisas que mais tarde me iria arrepender. 
Tudo isto para dizer que quando estou de férias, os comércios são realmente o último sítio onde coloco os pés, até porque geralmente as lojas são sempre as mesmas e para ver lá fora o que posso ver na minha terrinha, nem vale a pena perder tempo. No entanto, confesso que tenho sempre de dar uma volta pelo supermercado para me abastecer de alguns produtos que não costumo encontrar por aqui, ou pelo menos, que não os encontro a bom preço. E nesta última viagem pelas terras de "nuestros hermanos", trouxe entre vários produtos, um feijão de cor verde, conhecido por feijão mungo, que desconhecia mas que agora virei fã, uma mistura entre lentilha e feijão, que depois de demolhado coze muito rapidamente e torna os pratos muito saborosos.


Ingredientes:
- frango limpo de peles (usei 2 pernas completas e um peito)
- 1 chouriço
- 200g de feijão mungo seco
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 1/2 cenoura
- 3 colheres (sopa) de vinho branco
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 fio de azeite
- 1 malagueta (opcional)
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- 1/2 colher (chá) de cominhos
- 1/2 colher (chá) de açafrão
- sal qb


Colocar o feijão de molho em água fria durante cerca de 10 horas (eu deixei durante a noite).
Colocar num tacho largo um fio de azeite e refogar a cebola picada, o alho picado, a cenoura em quartos finos e a folha de louro. Quando a cebola amolecer, juntar o frango partido em pedaços, o chouriço em rodelas, o cubo de galinha, a polpa de tomate, o vinho, a malagueta e os temperos. Deixar refogar até o frango ganhar cor e acrescentar o feijão escorrido e água suficiente para cobrir o feijão. Tape o tacho e deixe cozinhar cerca de 15 a 20 minutos. Rectifique os temperos e mexa de vez em quando, provando o feijão para ver se está cozido (no meu caso foram 15 minutos de cozedura).
Pode servir simples ou acompanhado com arroz branco, como eu fiz.

26 comentários:

  1. Não conhecia esse feijão, muito interessante, ficou com muito bom aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, também só o conheci recentemente mas gostei bastante, já é produto a incluir na lista quando passar a fronteira ;)

      Eliminar
  2. Bela sugestão :) nunca usei esse feijão ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, é um feijão muito saboroso e cozinha muito rápido :)

      Eliminar
  3. Esse frango está para lá de apetitoso! Comida de conforto no seu melhor! Nunca experimentei esse feijão mas deve ser bom! Eu gosto de compras embora nem sempre tenha muita paciência para as fazer! Gosto de ver, escolher, analisar e comparar preços! E nas férias, ao contrário de ti, entro em muitas lojas! Porque é nessa altura que tenho tempo e disponibilidade! O resto do ano tenho os miúdos e fazer compras com crianças não é muito agradável! Eles até se portam bem e não são aquele tipo de crianças que pegam em tudo e mais alguma coisa para trazer nem se deitam no meio do chão a fazer birras. Muito pelo contrário, às vezes pedem isto ou aquilo mas não tocam e sabem aceitar o "não". Mas é sempre uma dependência, temos de andar sempre atentos a ver se não tocam em nada, se não estragam nada. E eu gosto de fazer compras com calma! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo, quando existem terceiros, especialmente pequenitos, o caso muda de figura. Quanto ao feijão, adorei esta versão, coze muito rápido e fica delicioso :)

      Eliminar
  4. Love your food:)
    kisses

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Ai parece uma delicia
    mas não sei se comia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Sofia, mas olha que é tão bom, mesmo comfort food para estes dias frios :)

      Eliminar
  6. Parece-me tão delicioso! Adoro estas receitas quentinhas!
    Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Também sou assim nas compras, não é passatempo que me atraia muito. Nas roupas e calçado é só mesmo quando necessário e no supermercado também faço da lista antecipada a minha "amiga". E como disseste, poupa-se muito.
    Nunca tinha visto o feijão mungo assim. Já conhecia, mas do germinado e em lata. Comprei uma vez, a pensar que estava a comprar rebentos de soja e afinal estava a trazer rebentos de feijão mungo. Achei bastante parecido.
    O teu frango deve ter ficado delicioso, tem um aspecto fantástico, de comida de aconchegar a alma, ou como dizem os americanos, "comfort food".
    Obrigada pela partilha, tão interessante :)
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então somos bem parecidas nesse campo das compras :)
      Os rebentos de que falas e que adoro são obtidos a partir destes feijões que se põem a germinar. Quanto a este frango, é mesmo comfort food, perfeita para o dia de hoje frio e chuvoso ;)

      Eliminar
  8. Ai que sorte ser assim! Eu adoro perder-me no supermercado, ler os rótulos, tudo! Já ir ao cabeleireiro e afins odeio, o que numa mulher é também muito estranho! :D
    Desconheço esse feijão, mas fiquei curiosa... adoro guisados e este é tão apetitoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gosto de cabeleireiros, é mais chegar e andar :D
      Quanto ao frango, adorei este prato com o feijão que também desconhecia mas que virei fã :)

      Eliminar
  9. Óptima sugestão, nunca cozinhei feijão mungo mas num restaurante vegetariano que frequento fazem muitas vezes sopa de feijão mungo! :) Sou como tu e também não gosto de fazer compras. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ufa, já não me sinto tão ET nesta coisa de mulher/compras :D
      E obrigado pela sugestão, ainda tenho ali bastante feijão e estava com falta de inspiração mas uma sopa com este frio bem mesmo a calhar ;)

      Eliminar
  10. Não conhecia esse feijão e fico cheia de curiosidade!
    Uma boa sugestão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conhecia e foi preciso atravessar a fronteira para me deparar com ele. Acho que quando se trata de leguminosas, os espanhois têm uma variedade bem maior que a nossa e a melhor preço, até. Cá em portugal ainda só o vi em lojas como o celeiro, por exemplo. Hei-de estar mais atenta porque adorei este feijão, especialmente por cozer muito rápido (em 15 minutos já estava a querer desfazer), o que é óptimo para pratos do dia-a-dia, como foi o caso deste ;)

      Eliminar
  11. Também acho muito útil ter uma lista, nem que seja mental, do que pretendemos comprar :) Esse feijão é tão giro! Deve ter ficado ótimo num pratinho como esse :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, sem lista acho que trazia a loja inteira :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...