terça-feira, 15 de novembro de 2016

Lombinho de porco com maçã e cogumelos


Se existe um chef de cozinha português que eu admire é Henrique Sá Pessoa. Adoro tudo o que ele faz e sempre fui uma seguidora dos seus programas, especialmente por ele abordar de uma forma simples a cozinha e fazer receitas que facilmente conseguimos "copiar" em casa. Quando vi que o chef deste mês no grupo do facebook "Um mês com ..." era ele, tive logo de experimentar uma receita e não podia ter escolhido melhor, este lombinho é mesmo delicioso para quem gosta de sabores agridoces. Espero que gostem tanto como eu ...

Ingredientes (para 2 pessoas):
- 1 lombinho de porco*
- 1 maçã golden
- cerca de 4 cogumelos brancos 
- 1 noz de margarina
- 1/2 copo de vinho do porto
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta qb

Para os espinafres salteados:
- 1 dente de alho picado
- azeite qb
- espinafres qb
- sal qb

Descasque a maçã, retire o caroço e corte em gomos. Corte os cogumelos em fatias e o lombinho também em fatias.
Numa frigideira anti-aderente coloque um fio pequeno de azeite e doure o lombinho cerca de 1 minuto de cada lado. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Na mesma frigideira, junte a margarina e as maçãs. Quando estas começarem a caramelizar, vire-as e junte os cogumelos e o vinho do porto. Quando começar a ferver, junte o porco e deixe acabar de cozinhar, regando o porco com o molho. Deixe reduzir um pouco o molho.

Para os espinafres, leve ao lume uma frigideira com o dente de alho picado e um fio de azeite. Deixe cozinhar um pouco e acrescente os espinafres e uma pitada de sal. Quando amolecerem, retire do lume e coloque-os num prato. Sirva o lombinho por cima e acompanhe com um pouco de arroz, se desejar.

* se quiser tornar o prato mais económico, substitua o lombinho de porco por costelatas do cachaço limpas de gorduras, vai ficar igualmente delicioso :)


30 comentários:

  1. Que ótima combinação esse lombinho com as maças e cogumelos um prato bem delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E um prato que gosto muito pela mistura de sabores :)

      Eliminar
  2. Great! :)
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/11/fur-leather-jacket.html

    ResponderEliminar
  3. Tenho espinafres que colhi no passeio de domingo num lugar onde os há para quem quiser apanhar! Embora me pareça que ninguém se importa! Importo-me eu! Ontem já fiz bolo e ainda sobrou para outras receitas! E tenho um pedaço de lombo e ainda sobram umas maçãs biologicas.. não preciso dizer mais nada, pois não?! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que vais gostar muito deste prato, eu adoro e é talvez o meu prato preferido deste grande chef, dos que fiz/provei até agora, é claro :D
      No entanto pode não agradar a todos, ou seja, a quem não gosta de sabores agridoces ...

      Eliminar
  4. A maçã parece-me excelente como acompanhamento aos lombinhos. Uma excelente sugestão.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Ai meu que delicia
    adorei a sugestão
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Também como eu adoro este cozinheiro admiro tudo o que faz e tu fizeste tão bem como ele ficou uma refeição fantástica...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Natércia :) O chef Henrique Sá Pessoa é realmente um excelente chef e merece todo o sucesso que tem, quanto a este prato é um dos que mais gosto e é bem rápido e simples de se fazer ;)

      Eliminar
  7. Whenever I come here, I got hungry, lol. It looks so darn tasty.
    kisses
    Lenya
    FashionDreams&Lifestyle

    ResponderEliminar
  8. mhhhh che gustoso!!
    https://desiderichic.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  9. Óptima combinação de ingredientes e ficou cá com um aspecto bom... :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês, eu adoro esta combinação mesmo :)

      Eliminar
  10. Adorei a combinação de ingredientes!!!
    Uma refeição perfeita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu adorei e é um dos pratos que faço várias vezes :)

      Eliminar
  11. Também é um dos meus chefes preferidos :) Adoro a combinação de sabores!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, eu virei fã desta combinação :)

      Eliminar
  12. Não é um chef que conheça muito bem, mas já vi muita gente a experimentar receitas inspiradas nas deles com muito bom aspeto!
    Fiquei curiosa com este lombinho tão diferente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de o conhecer mais um pouco, ele tem receitas daquelas que se fazem facilmente no dia-a-dia e isso agrada-me mesmo muito. Este lombinho é uma dessas receitas e fica realmente muito boa mesmo, para quem gosta de sabores agridoces ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...