domingo, 20 de novembro de 2016

Prinsesstarta ... ou um bolo de aniversário sueco


Já vos falei do meu agrado por desafios e o projecto Sweet World, da Lia e da Susana têm feito as minhas delícias nesse sentido, aumentando assim o meu conhecimento gastronómico e levando-me a ter novas experiências. E para esta 10ª edição foi escolhido um bolo que é extraordinário tanto no seu aspecto como no seu sabor ... o prinsesstarta.

O prinsesstarta, princess cake ou traduzindo bolo princesa, é um bolo de origem sueca, muito elegante e festivo, utilizado sobretudo em aniversários. Quando se corta a primeira fatia logo nos apercebemos da sua elaborada estrutura onde várias camadas se tornam visíveis, rematadas por uma camada de massapão verde e uma flor rosa no topo, flor essa que deverá ser comida pelo aniversariante.

Embora não seja um bolo complexo em termos de técnica, é sim um bolo elaborado e composto por várias camadas entre elas: bolo, compota, creme pasteleiro, natas e massapão. Depois de pesquisar um pouco e me aperceber que as receitas eram básicas, cheguei à conclusão que o melhor era guiar-me pelo seguro e elaborar as receitas que sempre faço (para não ter surpresas no final). E se ao ver o bolo, fiquei algo apreensiva com a sua montagem e com a certeza que tudo se iria desmanchar, no final foi bem fácil e tudo se manteve no seu devido lugar.



Quanto ao bolo em si, fez sucesso cá em casa. Feito para comemorar o aniversário de casamento dos meus pais, foi comido (ou melhor devorado) rapidamente. As várias camadas tornam o bolo irresistível, fresco e como podemos controlar a quantidade de açúcar, posso garantir que estava doce no ponto certo, sem nada de exageros nem sabores enjoativos. E se eu não sou uma fã de pastas, mesmo quando se trata de massapão, aqui a amêndoa traz um equilíbrio perfeito ao bolo.
Tal como os meus pais disseram, "os suecos sabem fazer bons bolos", também eu digo que este já entrou para o rol de bolos a fazer novamente em qualquer época festiva ou não, já que ficou aprovadíssimo por todos os que o provaram.

Uma vez que este bolo tem vários elementos para serem preparados, aconselho-vos a seguirem a ordem da receita abaixo para que todos os elementos estejam no ponto certo à mesma altura. E embora seja uma receita longa, podem preparar vários elementos antes, controlando assim os timings. Além disso, os elementos são receitas básicas, com o único senão de serem várias para o mesmo bolo.

Desculpem as fotos mas hoje a câmara não estava nos seus melhores dias :)



Creme pasteleiro:
- 500ml de leite
- 3 gemas
- 50g de farinha
- 100g de açúcar
- 1/2 colher (sopa) de aroma de baunilha
- 2 folhas de gelatina

Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria por 5 minutos, escorra e leve a derreter no microondas por 10 segundos. Reserve.
Misture as gemas com a farinha, o açúcar, a baunilha e um pouco de leite. Aqueça o restante leite e quando este estiver quente, junte aos poucos na mistura de gemas, mexendo sempre. Coe o preparado e leve novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre. Retire do lume e junte a gelatina. Verta para uma taça e cubra a superfície do creme com película aderente. Depois de frio, guarde no frigorífico até ficar bem fresco e firme.


Compota:
- 200g de morangos ou framboesas (usei morangos congelados)
- 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar
- sumo de meio limão

Leve ao lume todos os ingredientes e deixe cozinhar até obter uma compota espessa. Retire do lume e reserve.


Bolo esponja:
- 4 ovos
- 100g de açúcar
- 140g de farinha com fermento
- 4 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Bata as claras em castelo e quando estiverem firmes, acrescente o açúcar aos pouco, batendo sempre. Junte depois as gemas, uma a uma, o leite e a baunilha. Desligue a batedeira e envolva delicadamente com uma espátula a farinha peneirada. Verta a mistura para uma forma untada (a minha tinha 21cm de diâmetro) e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 30 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e reserve.


Chantilly:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 folhas de gelatina

Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria por 5 minutos, escorra e leve a derreter no microondas por 10 segundos. Reserve.
Bata as natas e quando começarem a espessar, junte o açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Por fim, acrescente a gelatina derretida e guarde no frio para solidificar um pouco.


Massapão: 
- 90g de açúcar em pó
- 90g de açúcar refinado
- 180g de amêndoa ralada finamente
- extracto de amêndoa a gosto
- 1 ovo batido médio
- corante verde qb
- corante vermelho qb

Misture os açúcares com o ovo e mexa. Leve o recipiente ao lume em banho-maria e mexa sempre até começar a espessar (cerca de 10 minutos). Retire do lume, junte o aroma de amêndoa e coloque o recipiente sobre cubos de gelo, mexendo sempre até arrefecer (não fiz esta etapa). Junte a amêndoa peneirada e envolva até obter uma pasta. Retire um pouco da pasta para fazer a rosa e junte-lhe corante vermelho. À restante pasta, junte o corante verde. Envolva ambas em película aderente e guarde no frigorífico até à hora de montar.


Resultado de imagem para prinsesstarta
Este foi o esquema que segui, apenas trocando a ordem de creme e compota e colocando nas laterais também um pouco de creme para que a compota não fugisse.
Imagem retirada da net

Depois de todos os componentes preparados, agora chegou a hora da montagem.
Corte o bolo em 3 partes iguais. Coloque a primeira parte no prato de servir, barre com uma camada fina de creme pasteleiro e crie uma borda a toda a volta do bolo. No interior dessa bordadura, barre com a compota. Coloque a segunda parte do bolo, cubra com o restante creme pasteleiro e por fim com o chantilly, dando a este uma forma semi-circular. Coloque a última parte do bolo e calque ligeiramente, dando a forma semi-circular que se pretende. Leve ao frigorífico pelo menos uma hora para que os elementos ganhem mais consistência.
Passado esse tempo, estique o massapão numa superfície polvilhada com açúcar em pó e cubra todo o bolo. Faça uma flor com o massapão rosa e coloque-a no topo do bolo, decore com açúcar em pó e sirva o bolo bem fresco.

10º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Prinsesstarta"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...