terça-feira, 1 de novembro de 2016

Pães-de-deus


Os dias passam a correr e mais um mês começa ... não tarda nada, estamos no natal :) :) :) 
Mas como vem sendo hábito, dia 1 significa "Dia um ... na cozinha" e a proposta do grupo para este mês de novembro eram, nem mais nem menos, pães doces. Confesso que este é um tema que me agrada profundamente porque adoro pão, tanto de o fazer como comer, e todos acabam por ser a minha desgraça porque não consigo dizer que não a nenhum. 
A receita que trago hoje foi uma das que já não fazia há muito tempo mas onde o desejo falou mais alto, depois de me ter deparado com uns pães-de-deus enormes no supermercado.  Ao contrário da maioria das pessoas, eu não costumo comprar este tipo de produtos e muitas vezes, quando os vejo, vou para casa fazer em vez de comprar. É um hábito que se adquiriu cá em casa que acaba por ser bem mais económico e saudável, além de terapêutico até. 
E como hoje até é feriado, que tal também porem a mão na massa como eu e fazerem uns deliciosos pães-de-deus para toda a família?


Ingredientes para a massa:
- 500g de farinha
- 230ml de leite
- 1 ovo
- 40g de manteiga
- 50g de açúcar (pode aumentar a quantidade se gostar dos pães bem docinhos)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 12g de fermento de padeiro fresco

Ingredientes para a cobertura:
- 200g de coco
- 120g de açúcar (para os mais gulosos aumentem até 150g no máximo)
- 4 ovos batidos com 4 colheres (sopa) de leite (retire um pouco para pincelar)
- açúcar em pó qb

Dissolva o fermento num pouco do leite e coloque na cuba da mfp, juntamente com os restantes ingredientes (primeiro os líquidos e depois os sólidos, terminando com o sal). Deixe amassar e levedar. Quando terminar, retire a massa e forme bolinhas.  Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone, pressione um pouco o centro para criar uma pequena cova e deixe levedar mais um pouco até aumentar o volume (costumo deixar entre 30 minutos a 1 hora, consoante a temperatura que estiver). Coloque o preparado de coco por cima das bolinhas, pincele com ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, durante cerca de 20 minutos (ou até dourar). Deixe arrefecer sobre uma grelha e polvilhe com açúcar em pó.

Para a cobertura de coco: Misture o açúcar com o coco e os ovos. Reserve.


Notas:
- Se não tiver mfp, basta juntar todos os ingredientes numa taça grande e amassar até a massa se deslocar da taça, deixar levedar até dobrar o volume e depois prosseguir como falei em cima,
- Estes pães congelam muito bem, mantendo-se fofos como se tivessem acabado de sair do forno.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...