sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Semifrio de whisky com amêndoa caramelizada


Eu adoro doces, disso ninguém deve ter dúvidas :D
E qualquer pretexto é desculpa para eu fazer algum (bem, às vezes nem preciso de desculpas). A sobremesa de hoje foi servida num almoço de domingo em família e todos gostaram muito. Um semifrio leve, com um toque de whisky delicioso e um crocante para finalizar, tornou esta sobremesa algo irresistível, não acreditam? Então provem e comprovem, porque não já agora no São Martinho ...


Ingredientes:
- 100g de palitos de la reine
- 200ml de natas
- 4 ovos
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 2 a 3 colheres (sopa) de whisky
- 4 folhas de gelatina
- leite aromatizado com whisky qb

Para a cobertura:
- 50g amêndoa picada
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- caramelo liquido qb


Comece por preparar o creme. 
Coloque a demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos, escorra e leve a derreter no microondas durante 10 segundos, potência máxima.
Bata as natas em chantilly com 2 colheres de açúcar. Bata as claras em castelo.
Bata as gemas com 3 colheres de açúcar até esbranquiçar. Junte o whisky, as natas e envolva bem. Junte a gelatina derretida e por fim envolva com cuidado as claras em castelo.
Verta metade do preparado em tacinhas individuais ou numa taça grande. Humedeça os palitos de la reine no leite aromatizado com um pouco de whisky e coloque por cima do creme. Finalize com o restante creme e leve ao frio até solidificar,

Entretanto prepare a cobertura.
Leve ao lume uma frigideira anti-aderente com o açúcar e a manteiga. Quando ganhar um dourado leve, junte a amêndoa e envolva bem. Retire do lume e deixe arrefecer sobre um tapete de silicone ou papel vegetal. Quando estiver frio, pique grosseiramente e decore as tacinhas, finalizando com um fio de caramelo líquido. 
   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...