terça-feira, 8 de novembro de 2016

Marmelada branca ... para variar


Estamos na época dos marmelos e cá em casa nunca deixamos passar esta época sem fazer umas belas tacinhas de marmelada. Como fãs que somos deste doce tão português, perfeito para acompanhar com um naco generoso de queijo e umas fatias de pão, este ano não foi diferente e lá saiu mais uma rodada bem docinha. 
Geralmente partimos sempre da mesma receita (em equipa vencedora não se mexe) mas desta vez queria experimentar algo diferente. Lembrei-me de ter ouvido falar de marmelada branca e lá fui eu pesquisar um pouco mas todas as receitas que encontrava falavam em quantidades enormes de açúcar (o dobro em relação aos marmelos) e isso estava fora de questão fazer cá em casa. Depois lembrei-me da minha "bíblia sagrada" na cozinha, o livro Doze meses de cozinha (bem velhinho mas que continuo a adorar) e lá encontrei a marmelada branca feita nas mesmas quantidades que a vermelha, mudando apenas a forma de confecção. Pronto, estava decidida a receita e assim nasceu esta marmelada branca (mais para o douradinha, vá lá), com um sabor excelente a marmelo e bastante docinha, mesmo tendo cortado para metade a quantidade de açúcar em relação à receita. Uma receita que se fez rapidamente e que veio para ficar, sem dúvida! 
E vocês, também costumam fazer este doce aí em casa? 




Ingredientes:
- 1500g de marmelos
- 750g de açúcar
- sumo de 1/2 limão
- 3 cascas de limão

Lave bem os marmelos e corte-os em cubos, retirando o caroço mas mantendo as cascas. Coloque-os numa panela alta com um pouco de água (para que não peguem na base da panela). Junte as cascas de limão e deixe cozer até ficarem macios. Retire as cascas de limão e triture com a varinha mágica (eu gosto de triturar pouco para que não fique em puré). Leve novamente ao lume com o açúcar e deixe cozinhar até obter o ponto de estrada (ao passar a colher no fundo do tacho, cria uma espécie de estrada). Vá mexendo de vez em quando e quando estiver quase pronta, junte o sumo de limão e envolva bem. Deixe cozinhar mais 2 a 3 minutos. Desligue o lume e verta para tacinhas. Depois de fria, corte pedaços de papel vegetal, passe-os por aguardente e cubra a superfície da marmelada para que esta se conserve durante mais tempo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...