segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Hambúrguer de soja com especiarias


Já é segunda-feira, o dia da semana que ninguém (ou melhor, quase ninguém) gosta. O dia em que temos e devemos ter mais cuidado com a alimentação para equilibrar o corpo dos desastres de fim-de-semana. E por essa razão, estou a tentar instaurar aqui no blog o conceito de meat free monday para me ajudar e incentivar neste mundo mais vegetariano.
Eu não sou uma pessoa de dietas específicas, de restrições alimentares ou de rótulos quando se trata da alimentação. Gosto de experimentar de tudo um pouco e comer, acima de tudo, o que me apetece e quando me apetece. Por essa razão, tenho tentado comer o mais diversificado possível e inserindo pelo menos uma refeição sem carne, peixe ou ovos por semana. A receita que trago hoje serviu para uma dessas refeições (que nem sempre são à segunda, confesso) e que me satisfez bastante. 
Confesso que não sou uma pessoa que adore soja, acho-a sem sabor mesmo. A mistura de especiarias deu sabor à soja e tornou-a bastante agradável e saciável. Além disso, podem fazer estes hamburgueres a mais e congelarem já prontos, quando quiserem comer é só descongelar à temperatura ambiente, aquecer um pouco no microondas e servir com o que quiserem. Espero que gostem :)

Ingredientes:
- 100g de soja fina
- 1 cebola pequena
- 1/3 pimento vermelho
- salsa picada qb
- farinha de trigo qb
- sal, pimenta, açafrão, colorau e cominhos
- azeite qb

Para acompanhar:
- pães de hamburguer
- rodelas de tomate
- folhas de alface
- fatias de queijo
- mostarda

Comece por colocar a demolhar a soja em água temperada com um pouco de colorau, açafrão e cominhos. Deixe repousar cerca de 1 hora. Escorra muito bem e coloque numa taça.
À soja junte a cebola bem picada, a salsa picada, o pimento picado e acrescente farinha para ligar os ingredientes. Tempere com as especiarias e envolva bem.
Unte uma frigideira anti-aderente com um fio de azeite e leve ao lume para aquecer. Quando estiver  quente, coloque colheres deste preparado e espalme um pouco, dando a forma de um hamburguer. Deixe cozinhar bem até dourar e vire com uma espátula para cozinhar do outro lado também. Repita a operação até não ter mais preparado.

Na hora de servir, barre o pão com mostarda, coloque o hamburguer, o queijo, o tomate e a alface. Feche o pão e delicie-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...