sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Bolo de limão e frutos silvestres ... super fofo


Para mim, fim-de-semana tem de ter bolo caseiro senão não é a mesma coisa, não ando bem. Eu sei que é estranho e nem consigo explicar mas que sinto um certo vazio, lá isso sinto e começo a suspirar por um docinho. Por isso mesmo, agora não deixo passar a oportunidade para o fazer e a minha escolha acaba quase sempre por recair nos bolos simples, daqueles que acompanham bem um café ou chá. 
O bolo que sugiro hoje é um clássico cá em casa, aquele bolo que nunca corre mal e fica extremamente fofo, tipo pão-de-ló, no qual vou variando os sabores e adicionando uma ou outra coisita. Se gostam daqueles bolos muito fofos e que parecem derreter na boca, vão gostar deste :)



Ingredientes:
- 4 ovos
- 120g de açúcar
- 140g de farinha com fermento
- raspa de 1 limão
- 4 colheres (sopa) de leite
- frutos silvestres qb*

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo e quando começarem a ficar firmes, acrescente aos poucos o açúcar até obter picos firmes (demora cerca de 10 minutos a bater). Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, o leite e a raspa de limão. Por fim, peneire a farinha e envolva-a delicadamente na massa com uma espátula. Verta a massa para a forma e espalhe os frutos pela massa, pressionando um pouco. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e sirva polvilhado com açúcar em pó.

* eu usei frutos congelados que deixei descongelar sobre uma peneira para perderem o líquido excessivo.


26 comentários:

  1. Adoro frutos silvestres e os bolos ficam tão lindos.
    Bom fim de semana, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito, especialmente da acidez que deixam nos bolos para contrariar o doce típico. Bom fim-de-semana :)

      Eliminar
  2. Misturam-se dois dos meus ingredientes preferidos e cheira-me a perfeição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também são dois dos meus preferidos e conjugam muito bem, se assim é tens de experimentar este bolo, é do mais fofo que há ;)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado Luisa, este é daqueles que derretem na boca de tão fofo que é ;)

      Eliminar
  4. Tão bonito com os frutos vermelhos e assim , ainda fazem lembrar o verão.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E com os dias cinzentos que se avizinham, queremos mesmo um pouco de verão :D

      Eliminar
  5. Com esta combinação de sabores só pode ser delicioso!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana, eu gostei bastante mas sou suspeita porque adoro estes ingredientes e fui eu que fiz o bolo ;) :D

      Eliminar
  6. Eu gosto imenso de bolos fofos com frutos silvestres pelo meio! E o teu está perfeito como eu gosto! Do que eu gosto também é dessa tua travessa e desse prato! São peças lindíssimas! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro frutos silvestres perdidos pela massa de um bolo e este ficou extremamente fofo (algo que até a mim me surpreendeu) e durou 4 dias sem se alterar em nada.
      Quanto às peças, também gosto muito :) São umas relíquias herdadas do meu avô, provenientes da sua primeira mulher e devem ter mais de 80 anos garantidamente. Como são vista alegre, mantêm-se impecáveis até aos dias de hoje e olha que já foram muito usadas mesmo. Existem peças eternas e estas já contam com algumas gerações ;)

      Eliminar
  7. Nossa que delicia adorei a receita´
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindíssimo o teu bolo e com certeza uma delicia...um beijinho e um bom fim de semana para ti e toda a tua família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Natércia, um beijinho e bom fim-de-semana para ti também :)

      Eliminar
  9. Oi Carla, bt!
    Que bolo mais delicioso é esse? kkk
    Ficou lindo entremeado com as frutas vermelhas. Ai que vontade de pegar uma fatia kkkk
    Bjssss amiga e um lindo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dinha, se pudesse mandava já uma fatia para esse lado do atlântico :) bom fim de semana :)

      Eliminar
  10. Olá Carla
    Que bolo delicioso está um espetáculo
    E a combinação de sabores hummmmmm
    Levo uma fatia para mim e trago uma xícara de café pra ti ☕🍰
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito Luli, este bolo com uma xícara de café fica uma maravilha ;)

      Eliminar
  11. Acho que esse está mesmo com cheirinho a noite de Natal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Bem, que a noite de Natal está a chegar, lá isso está ;)

      Eliminar
  12. Bolos assim tão fofinhos tornam qualquer dia fantástico, quanto mais um dia de fim-de-semana :

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por aqui fim de semana é mesmo assim, com bolinhos à mistura senão não seria a mesma coisa ;)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...