domingo, 6 de novembro de 2016

Linguini al nero com marisco


As massas, a seguir ao arroz, é o produto que mais se consome cá em casa. Versátil como é, permite-nos fazer todo o tipo de pratos com os mais diversos ingredientes e geralmente de forma bem rápida. O prato que deixo aqui hoje é apenas mais uma amostra dos pratos de massa, com uma das minhas massas preferidas (mas não tão versátil, neste caso) e que casa na perfeição com o marisco. Este foi o nosso almoço um dia destes, numa limpeza pela gaveta do peixe no congelador e em apenas 20 minutos estávamos a comer (podia ser menos mas eu e o fogão somos lentinhos). Um prato muito saboroso para apreciadores de marisco, espero que gostem tanto como nós ... 



Ingredientes:
- linguini al nero (usei da milaneza)
- 1/2 cebola
- 1/2 pimento vermelho
- azeite
- 1 cubo de caldo de marisco dissolvido em 100ml de água
- 4 delicias do mar
- 20 ameijoas com casca
- 15 camarões calibre 30/40
- 15 mexilhões (miolo)
- sal
- 15ml de whisky (1 colher de sopa)
- 2 colheres (sopa) de polpa de tomate


Para a massa, leve ao lume um tacho com água e sal, quando levantar fervura junte a massa e deixe cozer até ficar al dente (eu provo sempre para ver se está como gosto, não sigo os tempos da embalagem). Escorra a água e reserve, deixando sempre um fundo de água no tacho para envolver na massa e não a deixar secar.

Enquanto a massa coze, prepare o restante prato.
Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite (pouco), a cebola em rodelas finas e o pimento em tiras, também finas. Deixe refogar até a cebola amolecer, junte o camarão (descascado mas com a cabeça), as ameijoas, o mexilhão, a polpa de tomate e o whisky. Envolva bem e quando começar a fervilhar, junte o caldo de marisco e deixe cozinhar, tapando a frigideira com uma tampa. A meio da cozedura, acrescente as delícias do mar em cubos. Rectifique os temperos se necessário e se vir que está muito seco, acrescente um pouco mais de água. Quando o marisco estiver cozinhado, sirva de seguida com a massa e caso goste, acompanhe com uma salada verde.

Nota:
- a quantidade e tipo de marisco é à escolha de cada um, as quantidades que coloquei foram as usadas por mim mas podem sempre alterar tanto as quantidades como mesmo o tipo de marisco.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...