sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Bolo de marmelo e especiarias


Estamos no outono, a minha estação do ano preferida. Adoro o tempo, as cores da natureza, os sabores da época, tudo o que envolve esta altura do ano. E, se esta estação nos dá tanto, temos o "dever" de usar da melhor forma os produtos da época. Depois de trazer para casa uns marmelos que me estavam a piscar o olho um dia destes, resolvi fazer, além da tradicional marmelada (porque os marmelos não servem apenas para fazer marmelada como cá em casa pensavam), um bolo que saiu mesmo bom. Uma mistura de sabores quentes que agradou a todos que o provaram, onde o marmelo foi rei e as especiarias rainha ...
Experimentem já este fim-de-semana e digam lá se não tenho razão :)




Ingredientes para o bolo:
- 4 ovos
- 1 iogurte natural 
- 1 medida (iogurte) de leite
- 1 medida e 1/2 (iogurte) de açúcar
- 3 medidas (iogurte) de farinha com fermento
- 1 colher (chá) de cardamomo moído
- 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó

Para a cobertura:
- 3 marmelos
- 1/2 chávena de açúcar
- 2 chávenas de água
- 1 pau de canela
- 2 estrelas de anis
- caramelo líquido



Comece por preparar a cobertura.
Corte os marmelos em 8 fatias (retire os caroços mas mantenha a casca). Leve-os ao lume num tacho com a água, o açúcar e as especiarias. Deixe cozer os marmelos até estarem macios. Retire do lume e deixe arrefecer.

Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha. Passe depois a forma por caramelo líquido e forre o fundo desta com os marmelos. Reserve.

Para o bolo, bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo, junte o iogurte, o leite, as especiarias e a farinha peneirada. Bata mais um pouco e verta na forma, sobre os marmelos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, até que o teste do palito saia seco (no meu caso demorou 45 minutos). Desenforme de seguida e depois de frio, guarde no frigorífico. 
Fica uma delícia acompanhado com uma bola de gelado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...