sábado, 26 de novembro de 2016

Folhado de maçã com vinho do Porto


Com uma macieira cá em casa, as maçãs têm sido o ingrediente da época mais consumido por cá, seja em doces ou salgados. E como gostámos muito delas, desta vez resolvi juntar-lhes canela e massa folhada (casamento perfeito, por sinal) e fazer uns folhados deliciosos e um pouco diferentes dos tradicionais que costumo fazer. 
Como o Natal já começa a chegar, as visitas cá em casa também tendem a aumentar e eu gosto de estar sempre preparada com algo para por na mesa e servir com uma bebida fresca ou quente, consoante o gosto ;) Por essa razão, estou já a começar a fazer algumas coisinhas para ter no congelador, tipo take-away mas caseiro, como eu gosto, e estes folhados foram já a primeira ideia para receber as visitas. Dividi a massa em duas partes e fiz logo dois, um comemos e o outro guardamos no congelador, assim já me podem vir visitar que eu estou preparada :D 
Espero que gostem e quem sabe, experimentem agora no fim-de-semana :)





Ingredientes da compota:
- 4 maçãs descascadas e sem caroços
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 2 colheres (sopa) de vinho do porto
- 2 colheres (sopa) de água

Ingredientes para o creme:
- 2 ovos
- 60g de açúcar
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- compota de maçã

Ingredientes para finalizar:
- 1 placa rectangular de massa folhada
- canela em pó qb
- 1 maçã em lâminas finas

Comece por preparar a compota: corte 4 maçãs em cubos pequenos e leve ao lume com os restantes ingredientes até as maçãs ficarem macias. Retire do lume e reserve.
Entretanto prepare o creme: leve ao lume um tacho com todos os ingredientes bem misturados e deixe cozinhar até começar a engrossar, mexendo sempre. Deixe arrefecer por completo.
Para montar, desenrole a massa folhada, coloque o creme no centro da massa, por cima deste a maçã laminada e polvilhe com canela. Dobre a massa folhada sobre o creme e feche bem. Pincele com ovo batido e leve ao forno, pré-aquecido a 200º, até a massa crescer e dourar. Sirva morno ou frio. Acompanha muito bem com gelado de baunilha.

Nota: se tiverem pressa, podem saltar a parte do creme que o folhado vai ficar igualmente delicioso. Nesse caso, espalhem a compota sobre a massa, depois a maçã laminada, uma pitada de canela e polvilhem com açúcar a gosto. Fechem e continuem a receita como descrevi antes.


20 comentários:

  1. Que inveja do "com uma macieira cá em casa" :) Que maravilha!!!
    Beijinho e bom fim de semana!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é mesmo bom ter uma, por sorte o jardim é pequeno mas consegue ter umas coisinhas :)

      Eliminar
  2. Nossa que delicia adorei a tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto tanto! Na minha adolescência, houve uma fase em que comia um quase todos os dias! "Ganda" maluca! Eram outros tempos, não se pensava muito na alimentação saudável, além do mais o metabolismo era outro e nada engordava! Nas férias senti-me tentada a comer um mas depois resisti! Agora ao ver esse apetecia-me mesmo pôr-lhe a mão! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem imaginas como admiro a tua força de vontade, quando resolvi emagrecer, cometi vários deslizes, confesso. Agora, folhado de maçã é algo a que não resisto, especialmente se for apenas recheado com maçã e canela, sem açúcar nem mais nada ;)

      Eliminar
  4. Olá Carla
    Que delícia esse folhado de maçãs com vinho do Porto!
    Um escândalo de lindo que ficou!
    Levo a receita e um pedaço grande pra mim 😂
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, uma fatia deste folhado com um cafézinho vai mesmo bem ;)

      Eliminar
  5. Adoro tudo o que leve maçã, logo vou aceitar o teu convite para te visitar pois já sei que tens sobremesa... lol...
    Obrigada pela visita!
    Um excelente fim semana.
    Segredos da Mimi
    www.segredosdamimi.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O folhado e o chá estão na mesa, só falta a companhia ;)

      Eliminar
  6. Ficou com tão bom aspecto!
    Gosto imenso de folhados, e de maçã são mesmo muito bons!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os meus preferidos e até gosto mesmo deles bem simples. só com maçã e uma pitada de canela ;)

      Eliminar
  7. Tenho de pôr mãos ao trabalho e preparar esta para o meu namorado!!:)
    beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Adoro folhados e este ficou a olhar para mim :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro e de maçã são mesmo os meus preferidos, sem dúvida :D

      Eliminar
  9. Que bela combinação, gostei! Os folhados ficaram mesmo apetitosos, congelar um é boa ideia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos sempre à mão para quando é preciso e não temos tempo para fazer :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...