segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Puré de abóbora com costeleta grelhada


Existem ingredientes que se adoram e outros que se odeiam, não existe volta a dar, é a realidade. Mas se tudo se pode mudar, o gosto gastronómico também é um deles e nos últimos meses tem sido um dos meus desafios - aprender a gostar de algumas coisas. Se aprendemos a andar, falar, socializar, também podemos aprender a gostar do que nos faz bem e o prato que trago hoje tem como ingrediente principal a abóbora, um alimento que sempre gostei mas apenas em doces e nada mais. Agora, após insistência minha, estou a adoptá-la na minha alimentação e aos poucos vou conseguindo apreciar. Este puré foi um desses casos e espero que gostem, eu vou gostando ... devagarinho ... mas qualquer dia vou ter a abóbora como "amiga" inseparável, espero! 


Ingredientes para a carne:
- costeletas de porco
- vinho branco
- alho picado
- sal, pimenta e colorau

Ingredientes para o puré:
- batata
- abóbora
- sal e pimenta
- 1 pouco de leite se necessário (não precisei)
- cebolinho fresco para polvilhar

Tempere a carne com todos os ingredientes, deixe repousar cerca de 20 minutos e grelhe.
Coza a batata e a abóbora (em percentagens iguais) com uma pitada de sal. Quando estiverem bem cozidas, escorra a água e esmague com um garfo (caso goste do puré liso, triture com a varinha mágica. Tempere com pimenta e rectifique o sal, se necessário. Leve novamente ao lume para secar um pouco o preparado (se gostar, acrescente uma noz de manteiga). Sirva de seguida polvilhado com o cebolinho picado e acompanhado com a carne.

24 comentários:

  1. Esse purê de abobora deve ser bem docinho um ótimo acompanhamento.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou fã de abóbora mas até gostei deste puré, talvez por levar batata junto ;)

      Eliminar
  2. Adoro assim purés diferentes, que cor fantástica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luisa, temos sempre de variar um pouco ;)

      Eliminar
  3. Já sabes que sou fã de abóbora e também a faço em puré de vez em quando! Fica diferente e ainda por cima com uma cor bem bonita! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei e espero um dia vir a ser também. Em doces já me conquistou, agora em salgados é devagar, devagarinho :D

      Eliminar
  4. Gosto muito de purés, este ficou com uma cor fantástica!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Não sabia que havia puré de abóbora mas gostei da tua partilha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, olha que puré existe de quase tudo, é só haver inspiração ;)

      Eliminar
  6. Normalmente só utilizo abóbora na sopa e em doce.
    Esta é uma excelente ideia!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu era mesmo só em receitas doces e aí já explorei bem a abóbora nas mais variadas receitas. Agora ando a descobrir as suas potencialidades nos salgados e olha que até não me tem desagradado ;)

      Eliminar
  7. Onde uso mais a abobora é na sopa , confesso que não aprecio .
    Esse puré até que ficou com muito bom aspecto, parece-me uma excelente refeição.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na sopa não consigo comer, tanto a abóbora como os nabos sinto-os à distância e a sopa fica na panela, não é mesmo para mim. Em doces, adoro e estou sempre a arranjar formas diferentes de a utilizar desde bolos a sobremesas. Agora estou a testá-la noutros pratos e em puré até gostei ;)

      Eliminar
  8. Nunca fiz puré de abóbora,....gostei da sugestão,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mary, fica muito agradável. Eu como ainda não adoro abóbora em salgados, juntei a batata para atenuar o sabor mas gostei, e acompanhou muito bem a carne ;)

      Eliminar
  9. Eu adoro puré de mistura de batata doce, abóbora e cenoura! :) Este teu prato ficou mesmo apetitoso! ;) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês, o teu puré deve ficar com uma cor ainda mais linda que a deste, já estou a imaginar ;)

      Eliminar
  10. Ora tá aí uma combinação excelente e que nunca experimentei, bjs.

    ResponderEliminar
  11. O puré está com uma cor fantástica e parece que ficou bem feita esta combinação!
    Um prato com certeza delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Eu, mesmo não sendo fã de abóbora, gostei bastante deste puré :)

      Eliminar
  12. Eu sou bem fã de abóbora, embora não use muito em puré! Ainda assim, já fiz dois purés com ela, num misturei batata-doce e no outro couve-flor. Sempre ajuda a moderar o sabor! Esse com batata normal também parece ter ficado agradável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda ando a aprender a gostar em salgados mas a coisa vai indo e assim misturada com batata até gostei bastante :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...