sexta-feira, 22 de março de 2019

Bolo de chocolate com recheio de coco


Coco e chocolate, duas palavras começadas por "C" que eu simplesmente adoro. E se conjugadas juntas já podem imaginar a minha satisfação. Por isso, estando nós às portas de mais um fim de semana e onde podemos pecar um pouco, resolvi trazer-vos um bolo que confesso ter sido uma das minhas desgraças porque não consegui conter-me na hora de o saborear. A receita foi-me apresentada por uma amiga de facebook, inspirada nesta receita e o resultado final não me desiludiu nem um pouco. O único senão é que demorou bastante a cozer (mais de uma hora) mas não faz mal, para apaixonados por estes ingredientes como eu, isso não custa nada.
Espero que gostem e pequem um bocadinho neste fim de semana ...


Ingredientes:
- 4 ovos
- 2 chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena de açúcar 
- 1 chávena de leite
- 1/2 chávena de óleo
- 1/2 chávena de cacau magro em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó
( a chávena usada tem a capacidade de 230ml)

Para o recheio:
- 200g de coco ralado
- 150g de açúcar 
- 200ml de natas
- 4 claras 

Para a cobertura:
- 200g de chocolate negro (mínimo de 56% de cacau mas aconselho com 70%)
- 4 a 5 colheres (sopa) de leite

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha.

Comece por preparar o recheio. Bata as claras em castelo bem firme. Sempre a bater, junte o açúcar aos poucos, as natas e por fim o coco ralado. Reserve.

Para o bolo, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa. Adicione o leite, o óleo e bata mais um pouco. Junte o cacau e bata novamente. Por fim, envolva a farinha com o fermento. 
Verta metade desta massa na forma, espalhe cuidadosamente o recheio às colheradas e cubra com a restante massa do bolo. Leve a assar durante 1 hora ou até o teste do palito sair seco (no meu caso demorou 1:15h mas eu optei por deixar o centro húmido). Caso comece a tostar rapidamente, cubra a superfície com uma folha de papel de alumínio.
Desenforme o bolo para um prato de servir, deixe arrefecer um pouco e cubra com a ganache de chocolate. Decore a gosto.

Para a ganache de chocolate leve a derreter em banho-maria o chocolate juntamente com o leite. Mexa até obter um creme liso e verta sobre o bolo. (caso o ganache ainda esteja muito grosso, junte um pouco mais de leite)
Pode guardar o bolo no frio ou à temperatura ambiente (se guardado no frio irá ficar mais firme e menos fofo).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...