quinta-feira, 17 de março de 2016

Folhadinhos de alheira com grelos

Os petiscos fazem parte do meu quotidiano, aliás eu sou gulosa mas não apenas de doces, acho que os salgados (em especial os petiscos) sempre tiveram um espaço especial no meu cardápio. E como fã de salgados que sou, nunca digo que não a um belo folhado, principalmente se for composto por uma massa bem estaladiça e um recheio saboroso. Esta receita que trago hoje é uma das receitas de folhados mais feitas por cá, variando por vezes entre grelos e espinafres, consoante o que tenho à disposição na hora, e são sempre muito bem recebidos por todos os que os comem. Sendo assim, não podia deixar de partilhar também aqui esta delícia muito rápida e simples de se fazer, com um sabor bem português como eu tanto gosto. Aliás, grelos e espinafres já são um clássico :)


Ingredientes:
- 1 base de massa folhada rectangular (compro no lidl)
- 1 alheira
- grelos qb (usei da horta, congelados)
- 2 dentes de alho
- azeite qb
- ovo batido para pincelar

Comece por alourar levemente o alho no azeite, junte a alheira e envolva bem. Deixe cozinhar cerca de 1 minutos e junte os grelos picados, mexa e deixe apurar o recheio. Deixe arrefecer.
Estique a massa folhada e corte-a a meio na longitudinal, ficando assim com duas tiras longas. Espalhe o recheio pelas tiras, pincele as pontas da massa com água (para colar melhor) e dobre a massa. Pressione as pontas com um garfo e depois corte os folhados com uma faca afiada. Pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 200º até folhar e dourar a gosto. Sirva quentes ou frios (embora eu prefira quentes).

Nota: se quiser ter estes folhados sempre à mão para eventuais visitas que possam aparecer, congele-os antes de pincelar com ovo. Quando precisar é só descongelar à temperatura ambiente, pincelar com ovo e levar ao forno.

42 comentários:

  1. Eu adoro petiscos! Sou daquelas pessoas capazes de fazer uma refeição só disso! Ainda há uns dias fomos jantar fora e a entrada era tão boa que ainda pensámos cancelar o pedido e comer só aquele petisco toda a noite! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És das minhas, é por isso que evito entradas, quando sabem bem não se consegue parar :D

      Eliminar
  2. Se não fossem os grelos (que dispenso bem) já me estava a babar para cima do teclado!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  3. Mas que verdadeira delícia!!! Também gostei da ideia de os ter congelados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma forma de termos sempre à mão, mesmo quando já não estamos na época deles :)

      Eliminar
  4. Eu cá também adoro petiscos. Esse é bem ao meu gosto :)
    bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos umas petisqueiras, eu admito que não resisto a este tipo de gulosices :D

      Eliminar
  5. Ai, ai, como eu gosto destes petiscos, já estou aqui a babar... Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que não sou a única a gostar de comer :D

      Eliminar
  6. Também sou apaixonada por salgadinhos e entradas em formato pequeno, o problema é que apetece sempre comer mais e mais :-) Esses folhados estão com um aspecto muito bom... Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o grande problema é mesmo esse, saber parar :D

      Eliminar
  7. Humm... Um bom petisco sabe tão bem. Estão com tão bom aspecto!! :)
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia, são simples e saborosos como se quer :)

      Eliminar
  8. Contráriamente ao que possa parecer através do meu blog, não sou fã de doces. Já de salgados, a conversa é bem outra, então com massa folhada, ui ui!!! Para mim até dispensava a alheira - fiz uma vez uns folhados com alheira e não me convenceram - fazia só com grelos e espinafres, que curiosamente são tipo o meu acompanhamento predilecto para tudo e mais alguma coisa!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já fiz uns com espinafres e queijo que adorei, mas continuo a gostar bem de alheira (mas eu adoro tudo o que é enchido, por isso não conta). Só tenho mesmo pena é de não podermos comer massa folhada todos os dias porque eu sou mesmo como tu, não lhe resisto :D

      Eliminar
  9. Que tentação!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. E o que eu gosto disto!? :D

    Massa folhada, alheira e grelos sãos das coisas que mais gosto...pena não poder entrar pelo ecrã...não sobrariam muitos! ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ficam muito bons mesmo, se pudesse mandava-te já alguns alguns :D

      Eliminar
  11. Carla,
    Eu que adoro petiscos em geral e alheira e grelos em particular, já fique a salivar com estes teus folhados maravilhosos!!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São do mais simples que há mas por vezes a simplicidade é o melhor na cozinha e estes não são nada maus, não senhora :D

      Eliminar
  12. Que delicia amei, blog maravilhoso sucesso seguindo
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Meu canal:https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Nequéren, volta sempre :D

      Eliminar
  13. Têm um aspecto óptimo :D Também quero
    Beijos

    http://nailsbyanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Que sugestão tao boa, eu adoro estes folhados. Ficaram com tao bom aspeto. "roubava" um agora mesmo ;-) beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes levar :) são realmente muito saborosos :)

      Eliminar
  15. Gosto tanto de folhadinhos e esta sugestão de recheio deve ser uma maravilha!
    Ficaram lindos e apetitosos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, são simples e rápidos de se fazer, além disso ficam realmente muito bons :)

      Eliminar
  16. Nunca experimentei, mas deve ser deliciosa;-) Já agora passa lá no blog, já respondi à Tag que me nomeaste.
    Beijinhos
    http://aalbicastrense.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens mesmo de experimentar :) vou passar lá agora, tou curiosa :D

      Eliminar
  17. Eu sou toda dada aos petiscos ! E não sei se já comentei contigo mas também sou toda salgados :) li o comentário aqui que era capaz de fazer refeição só de petiscos ora eu também :)
    E estes são de se babar completamente ...mesmo com grelos ehehe
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que somos umas petisqueiras assumidas então :D e podes sempre retirar os grelos que ficam óptimos na mesma :)

      Eliminar
  18. Que delícia!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Costumo fazer folhados de alheira só e toda a gente adora, com grelos ainda devem ficar melhores! Com um ovo estrelado em cima era um folhado com a comida preferida de muitos portugueses :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abriste-me agora o apetite, já não como alheira assim há séculos e gosto tanto :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...