sexta-feira, 25 de março de 2016

Bolo de bolacha e caramelo


Eu adoro bolo de bolacha mas não aquele tradicional, com creme de manteiga. Aliás, tudo o que leve creme de manteiga eu simplesmente não consigo comer. Por essa razão, eu andei anos sem comer bolo de bolacha. Mas como tudo muda, desde que descobri que existem outros bolos de bolacha menos tradicionais, passei a comer novamente e a receita que vos deixo hoje é apenas mais uma variante dessa sobremesa, bem menos enjoativa e até um pouco mais saudável (mas só um pouco). Mais uma ideia para fazer parte da mesa da Páscoa ou de outra mesa qualquer, porque esta é uma sobremesa que servida bem fresca é óptima para desenjoar. Não deixem de experimentar e digam lá se não se come muito bem :)


Ingredientes:
- 400ml de natas
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de caramelo líquido
- 5 folhas de gelatina

- bolachas maria qb
- café forte qb
- raspas de chocolate qb
- caramelo líquido qb


Comece por colocar as folhas de gelatina a demolhar em água fria. Bata as natas até começarem a engrossar, junte o leite condensado e continue a bater. Envolva o caramelo. Escorra as folhas de gelatina e leve-as a derreter no microondas (cerca de 10 segundos). Misture-as com um pouco do preparado para as temperar e depois envolva bem no creme.
Coloque um aro num prato de servir e comece por fazer uma camada de bolacha demolhada no café. Cubra com um pouco de creme e depois mais uma camada de bolacha demolhada. Continue assim até finalizar, sendo a última camada de creme. Leve ao frio até solidificar. Decore com caramelo líquido e raspas de chocolate.

Nota final: este é uma das sobremesas que mais me pedem para fazer, tanto em festas de família como em encomendas e sempre adoram. A única alteração à receita é mesmo um segredo que faz com que se torne simplesmente delicioso mas acredito que compreendem a minha omissão, já que o segredo é mesmo a alma do negócio. 

32 comentários:

  1. Bolo de bolacha já é tão bom... ainda lhe juntamos caramelo.. oh meu deus!!!
    Beijinhos
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das minhas combinações preferidas é café e caramelo :)

      Eliminar
  2. Adoro bolo de bolacha, e não sou nada esquisita com as variantes que existem. Este teu deve ser de comer e chorar por mais, e está tão giro! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês, eu sou esquisita quando se fala de creme de manteiga e hoje em dia nem lhes toco, mas esta variante já é outra coisa :D

      Eliminar
  3. Ai deve ser mesmo uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  4. O bolo de bolacha tradicional é o preferido da minha filha. Eu, no entanto e tal como tu, não morro de amores por ele. Esta tua versão é bem mais do meu agrado e deve ficar uma delícia.Ficou lindo!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Márcia, este fica para as esquisitas de serviço como nós :D

      Eliminar
  5. Adoro bolos de bolacha versão semifrio! :) e com Caramelo, que maravilha!
    Bom feriado! <3

    ResponderEliminar
  6. Também não gosto muito do bolo de bolacha tradicional. Sempre fiz com leite condensado cozido e natas! Esta tua variação parece ser ainda melhor, adoro caramelo!
    Beijinho

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que existem mais esquisitos como eu do que eu pensava :D
      Este fica uma delícia, experimenta :)

      Eliminar
  7. Também não gosto muito dos com creme de manteiga. Esse parece muito melhor :D

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa adoram esse bolo de bolacha! Esse está lindo, lindo! Boa Páscoa! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também é presença assídua nas mesas de festa :D

      Eliminar
  9. Tb não gosto do tradicional bolo de bolacha! Agora esse sim é do tipo que gosto.
    Boa Páscoa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que não sou a única, este fica uma delícia :D

      Eliminar
  10. Olha olha, és como eu: não suporto creme de manteiga e por isso nunca como bolo de bolacha - também não ajuda o facto de não ser fã de bolacha maria... - que é tipo o preferido do meu marido, tudo isto até ele um dia fazer um com natas em vez de creme de manteiga, e fiquei rendida. Esta tua receita vai já para a minha listinha!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se leva creme de manteiga eu simplesmente nem lhes toco. Ainda esta Páscoa, um dos doces que estava na mesa era um bolo com café, massa folhada e ... creme de manteiga. Resultado: nem lhe toquei, mesmo todos dizendo que estava "mui rico". Experimenta este, fica muito saboroso e podes variar nas bolachas, com torradas também fica muito bom :)

      Eliminar
  11. É realmente uma excelente sugestão de sobremesa!

    ResponderEliminar
  12. Adoro estes bolos. Está lindo. Beijinhos e Boa Pascoa

    ResponderEliminar
  13. Hmmm que bom!!! Que maravilha mesmo!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Mas que maravilha de aspecto, está uma sobremesa mesmo apetitosa!

    ResponderEliminar
  15. obrigada pelo comentário <3
    opá que bom aspeto! o meu namorado adora bolo de bolacha tenho de lhe fazer com esta receita :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Que óptimo aspecto.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...