terça-feira, 1 de março de 2016

Bolo de laranja, limão e aveia ... e umas dicas para tornar os bolos mais saudáveis


Como já disse anteriormente, bolo nunca pode faltar ao fim de semana mas tem de ser sempre caseiro. No entanto, cada vez mais tenho me preocupado em tornar os bolos o mais saudáveis possível sem interferir com o sabor e consistência tradicional que tanto aprecio. Claro que existem excepções para fugir à regra mas essas são para dias de festa.  Por essa razão, tenho vindo a adaptar as receitas que sempre fiz, procurando dar um toque mais saudável e tem sido um desafio até bastante fácil.  
Várias pessoas já me questionaram sobre como tornar os bolos mais saudáveis, umas porque estão de dieta, outras porque se preocupam com a saúde. No entanto, por vezes pode-se tornar caro ser saudável porque os preços dos produtos substitutos são bem excessivos e nem toda a gente se pode dar ao luxo dessas extravagâncias. 


Por essa razão, resolvi deixar aqui algumas das dicas que tenho utilizado e espero que vos sejam úteis:

- sempre que possível eliminem a gordura do bolo, substituindo por puré de fruta/legume (maçã, cenoura, abóbora, courgette, beringela, ...) Desta forma, vão conferir na mesma humidade ao bolo sem adicionar os males provenientes da gordura.

- caso não seja possível eliminar por completo a gordura, substituam 2/3 da gordura por leite, vão tornar o bolo fofo e levemente húmido na mesma.

- substituam uma parte da farinha de trigo por farinha de trigo integral ou farinha de aveia (flocos triturados), garantindo assim mais fibra.

- substituam o açúcar refinado por açúcar amarelo ou mascavado e diminuam na quantidade porque estes têm mais poder adoçante. 

- adicionem aromas como laranja, limão, baunilha, especiarias, ... para dar sabor e enganar o palato desejoso de sabores bem doces.

E agora, para vos abrir o apetite e a vontade de comer um bolinho, deixo-vos aqui um bolo de laranja, limão e aveia, fofo e aromático, na dose certa de açúcar para se poder chamar de doce, uma receita a repetir em breve de certeza :)


Ingredientes:
- 3 ovos
- sumo e raspa de 1 limão
- raspa de 1 laranja
- 120g de flocos de aveia
- 180g de farinha
- 1 colher (chá) cheia de fermento em pó
- 120g de açúcar amarelo
- 200ml de leite

Misturar o sumo de limão no leite e reservar.
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar a raspa de limão e laranja, o leite e por fim as farinhas e o fermento em pó. Envolva por fim as claras em castelo e verta para uma forma (previamente untada e polvilhada). Leva a cozer em forno pré-aquecido a 180º, até dourar e o teste do palito sair seco.


50 comentários:

  1. Respostas
    1. Ficou muito aromático, não fosse eu fã de citrinos :D e mesmo com a adição da aveia, continuou bem fofo ...

      Eliminar
  2. Já comia!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fica óptimo ao pequeno-almoço, aliás tem feito parte do meu nestes últimos dias :D

      Eliminar
  3. Desde que iniciei a minha "dieta" que tenho aplicado esses truques nos bolos e olha que tenho tido agradáveis surpresas! Esse também parece muito bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também comecei a adoptar estas dicas quando resolvi emagrecer porque no meu caso estava fora de questão deixar de comer doces. Já lá vão 6 anos e olha que nunca deixei de comer os meus doces "saudáveis" (e por vezes dos outros também, vá lá) e os quilos extra mandei-os de férias com um bilhete apenas de ida e até hoje ainda não descobriram como regressar :D

      Eliminar
  4. Obrigada pelas dicas bem preciosas! E agora queria uma fatia desse bolinho, se faz favor. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Traz o chá que eu ofereço o bolo, mas despacha-te que ele acaba hoje :D

      Eliminar
  5. Obrigada pelas dicas, umas já conhecia, outras não. O bolo está delicioso.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia, são dicas simples mas que acabam por funcionar bem e permitem tornar os bolos menos pecaminosos e assim não deixarmos de comer o que gostámos. Além disso, não aumenta o seu custo, algo que nos dias de hoje é muito importante :)

      Eliminar
  6. Gostei imenso das dicas e o bolo está fantástico! Parabéns pelo blog que ainda não conhecia, mas fiquei com vontade de voltar.
    Até breve
    http://pitadasdecoisasboas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e sê bem vinda, espero que venhas muito mais vezes, fico à tua espera :D

      Eliminar
  7. Aqui por casa há uns anos que faço isso...e acredita que agora me custa comer um bolo cheio de manteiga! É tudo uma questão de hábito :)
    Adorei esta sugestão, bem saborosa e saciante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como alterarmos pequenos hábitos alimentares para desfrutarmos depois a longo prazo. Além disso, continuamos com uns bolos bem saborosos como sempre :)

      Eliminar
  8. Achei perfeita essa receita, parabéns!
    Já estou te seguindo no blog. Beijos

    ResponderEliminar
  9. Amei de coração o teu bolo e as dicas...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Natércia, fico feliz e qualquer dúvida é só perguntares :)

      Eliminar
  10. Dicas sempre úteis! O açúcar já à muito tempo que deixou de haver refinado cá em casa. Só entra mascavado e amarelo, das melhores decisões :-) São pequenos gestos que podemos adaptar sem deixar de comer um bolo que tão bem nos sabe. Cá em casa também não abdicamos desses pequenos prazeres... Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, basta alterar um pouco a alimentação e vivemos saudáveis mais uns aninhos :)

      Eliminar
  11. Está mesmo fantástico esse teu bolo!
    Adorei a mistura de sabores :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa, eu adoro citrinos, não lhes resisto mesmo :)

      Eliminar
  12. Para mim está perfeito! levo a receita. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se experimentares, depois diz como correu Carla :)

      Eliminar
  13. Um bolinho simples e perfeito bem saudàvel, gostei muito, bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá carla,
    Limão é dos meus sabores preferidos como já deves ter percebido e como tal, amei este bolo.
    Bolos saudáveis são uma excelente opção, mas bolinhos com muita manteiga e açúcar, também são um mimo e por isso são bolos, ou seja, algo para de vez em quando e não diariamente.
    Um beijinho grande,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, eu sou fã de bolos. Sejam de que forma forem eu adoro e tenho de comer todas as semanas senão parece que me falta algo. Mas confesso que os "mesmo" calóricos, deixo para dias especiais, ou melhor, quando me apetece algo diferente :)

      Eliminar
  15. Adorei as dicas saudáveis, algumas não me passariam pela cabeça. Vou guardar a lista e começar a aplicar. É que às vezes fico abismada com a quantidade de gordura que colocam nas receitas dos bolos! Vou começar a substituir a gordura (manteiga e óleo) por leite e os purés que disseste.
    Quanto à receita que partilhaste, veio mesmo na altura certa. Ando a pesquisar formas de usar mais a aveia na alimentação e este bolo parece delicioso! Adoro bolos aromatizados com raspas de citrinos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente nem sempre precisamos da gordura embora em alguns casos seja necessário colocar um pouco. Neste bolo não senti a falta dela, aliás o bolo não ficou nada seco mas sim fofo e levemente húmido. A aveia também é algo que tenho adicionado agora mais vezes à culinária e tenho gostado bastante no geral. Se precisares de ajuda, é só avisares :)

      Eliminar
  16. Olá Carla :)
    Acho muito louvável quereres cuidar do nosso bem estar, são dicas ótimas. O aroma de limão é agradável em inúmeras ocasiões, eu adoro-o. E o teu bolo deve estar delicioso. Vou voltar!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de cuidar uns dos outros :) e gosto sempre de ajudar com o que sei. Acho que a função de um blog é mesmo essa, uma ajuda mútua. Fico à espera de mais uma visita, eu faço o bolo ... só falta o chá :D

      Eliminar
  17. obrigada pelo comentário <3
    adoro bolos com laranja, tenho de experimentar fazer este :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito aromático, não te vais arrepender e além disso é bem mais saudável :)

      Eliminar
  18. Oi Carla!
    A combinação da laranja, limão e aveia só podia mesmo resultar nesse bolo delicioso!
    Amiga, obrigada pelo carinho!
    Bjsssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dinha :) um bolo cheio de sabores que adoro :)

      Eliminar
  19. Olá,

    Esse bolo ficou com ótimo aspecto e imagino o sabor delicioso que saiu nessa combinação: limão, laranja e aveia.
    Belíssima sugestão no dia 01 de Março.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/dia-um-na-cozinha-e-umas-empadas-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como começar este mês com um bolo bem aromático :D

      Eliminar
  20. Respostas
    1. obrigado Sofia, agora é só por em prática :)

      Eliminar
  21. Mas que optimas dicas Carla!! Em relação à gordura já costumo diminuir, mas o açúcar, nunca me ocorreu :) E este teu bolo deve ter um aroma optimo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, pequenas alterações fazem toda a diferença e para quem gosta de citrinos como eu, vai gostar deste bolo, fica muito saboroso ;)

      Eliminar
  22. Eu amo bolos que contém aveia. Acho que fica muito gostoso e amei a sua receita, deve ficar delicioso.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A aveia dá realmente um sabor diferente mas bastante agradável, um pouco mais denso mas delicioso, eu também adoro :)

      Eliminar
  23. Olá!
    Que ótimas dicas :)
    O bolinho ficou com um aspecto delicioso!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana, pequenas alterações fazem a diferença mais tarde :)

      Eliminar
  24. Adoro fazer bolos saudáveis, dos simples praticamente não faço outros! Esse ficou mesmo fofinho :) Gostei das dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para devoradores de bolos como eu, tem de ser mesmo assim para que o corpo não sinta as consequências :D mas também tenho espaço para umas bombas calóricas de vez em quando ;)

      Eliminar
  25. Este mês preciso mesmo de bolos mais saudáveis! Não vou fugir da linha mas um bolito ou outro não faz mal a ninguém...ainda por cima mais saudável:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas completar o desafio, eu vou tentar para o mês de abril porque este sei que não ía conseguir com a páscoa à porta e tantos docinhos que eu gosto de comer nessa altura :D

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...