segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Pescada gratinada com espinafres e queijo quark


Peixe é um ingrediente que nem todos gostam por cá. Admito que poucos são os peixes que eu aprecio, tendo predilecção pelos de carne branca e a pescada está no topo das minhas preferências. Como tal, cá em casa nunca falta no congelador, seja em postas, filetes ou mesmo tranches. A receita que vos trago hoje é um prato simples, leve e saboroso, que ficou do agrado de todos (alguns até repetiram). Espero que experimentem e digam o vosso veredicto ...  


Ingredientes:
- 6 tranches de pescada (ou outro peixe branco a gosto)
- 4 delícias do mar
- 3 ovos
- 4 palitos de delícias do mar
- um molho de espinafres
- 250g de queijo quark (0% matéria gorda)
- 500ml de leite magro
- 60g de farinha
- 20g de margarina
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 cubo de caldo de peixe ou marisco
- sal e pimenta qb
- azeite qb
- queijo flamengo ralado qb (ou outro a gosto)

Comece por cozer o peixe num tacho com água, as folhas de louro e o cubo de caldo de peixe. Reserve.
Dê uma fervura nos espinafres e escorra-os bem. Leve uma frigideira ao lume com azeite e os dentes de alho picados. Quando começarem a estalar, junte os espinafres escorridos, tempere com sal e pimenta e deixe-os acabar de cozinhar e ganhar gosto. Reserve.
Dissolva a farinha no leite. Leve ao lume um tacho com a margarina, quando derreter verta a mistura de leite e farinha e mexa até começar engrossar. Tempere com sal e pimenta. Fora do lume misture o queijo quark.
Unte uma assadeira com um pouco de azeite e espalhe os espinafres no fundo. Sobre eles coloque o peixe e por cima coloque o ovo em rodelas e as delícias do mar em tiras. Verta o molho de queijo por cima e polvilhe com bastante queijo ralado. Leve ao forno a 220º até dourar a gosto. Sirva de imediato. Eu acompanhei com batatas douradas no forno.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...