domingo, 7 de fevereiro de 2016

Papas de aveia cremosas na Yammi


Papas de aveia é algo que eu desconhecia por completo até há uns anos atrás, quando resolvi perder peso. Na altura andava à procura da melhor máquina de exercício para comprar e ter à mão (sim porque eu não sou menina para ginásios e caminhar nem sempre é possível graças à mãe natureza) e entrei num forúm em que várias pessoas falavam das ditas papas como refeição ao pequeno-almoço ou pós-treino. Nessa altura, fiz uma procura sobre o que eram papas de aveia (eu nem sabia o que era a aveia, confesso) e lá descobri como as fazer. Desde então, volta e meia lá como ao pequeno-almoço ou jantar (não gosto de comer muito à noite). Deixo-vos aqui as últimas que experimentei e gostei bastante, uma forma mais saudável de se começar o dia ...



Ingredientes (para 2 a 3 pessoas):
- 60g de flocos de aveia
- 350ml de leite
- 150ml de água*
- 1 colher (sopa) rasa de farinha custard
- 1 casca de limão
- canela em pó para polvilhar
- mel para adoçar

Coloque o leite, a água, a farinha custard, a casca de limão e os flocos de aveia na máquina e programe 11 minutos, velocidade 2, temperatura 90º. Quando acabar, coloque em taças, polvilhe com canela e adoce a gosto, caso queira.

* eu gosto de juntar sempre uma parte de água às papas porque senão acho-as um pouco enjoativas para o meu paladar, mas podem sempre colocar só leite, neste caso 500ml. 

32 comentários:

  1. Querida, adoro papas de aveia! É algo que me acompanha desde a minha infancia. A minha mãe sempre fez, e é claro que também as faço só que numa versão mais saudável! É o meu pequeno almoço preferido! Pela lista de ingredientes essas parecem ser deliciosas, até dão para sobremesa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também gosto bastante, embora seja algo que descobri apenas quando comecei a emagrecer. Desde então sai uma rodada de quando em quando :)

      Eliminar
  2. Algumas versões de papas de aveia ficam tão boas que são quase uma sobremesa, e estas parecem ser um desses casos. ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso-te dizer que houve alguém cá em casa que as comeu como sobremesa, sim senhora, mas não fui eu ;)

      Eliminar
  3. Parece tão bom :))
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto bastante ao pequeno almoço, ainda quentinhas ficam muito cremosas :)

      Eliminar
  4. Oi, querida!
    Muito obrigada pela visita ao meu blog. E aqui estou eu para conhecer o seu!
    Pois é, dizem que a aveia é mesmo uma grande aliada de quem faz dieta e traz muitos benefícios para a saúde. A sua receitinha é bem interessante e deve ser deliciosa!
    Amei o blog!
    Bjs e ótima semana para você!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda Denise, realmente é uma óptima forma de se começar o dia :)

      Eliminar
  5. Carla, nunca provei porque sou um bocadinho preconceituosa em relação a tudo que se chame "papas".
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas ficam bem cremosas, quase que faz lembrar um leite-creme mas com textura :)

      Eliminar
  6. Olá Carla,
    Obrigada pela visita!
    Papas de aveia nunca provei mas as tuas convidam a provar...
    Fiquei seguidora do teu cantinho.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Paula, fico feliz que tenhas gostado :)
      Eu gosto bastante, principalmente ao pequeno almoço quentinhas, tens de experimentar ...

      Eliminar
  7. obrigada pelo comentário <3
    já experimentei comer aveia com leite e iogurte e detestei! tenho de experimentar esta receita para ver se consigo comer, porque a aveia faz muito bem :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leite de aveia não gosto, no iogurte gosto de misturar os flocos com muesli ou banana em rodelas e canela. Assim em papas gosto bastante, desde que sejam cremosas e pouco doces, senão acho enjoativas. Preparo-as sempre sem qualquer adição de açúcar e depois cada um adiciona a gosto, se quiser. Experimenta colocar um pouco de chocolate (daquele instantâneo por exemplo) e ver se gostas, ficam bem gulosas e não sabem à aveia :)

      Eliminar
  8. Geralmente só consumo o mingal tradicional, nunca pensei em incrementar para dar mais sabor, mas vou seguir sua dica das próximas vezes. Beijos!!! http://charmosando.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Ainda não experimentei as famosas papas de aveia. Tenho de experimentar em breve!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz, nem provei,....parecem deliciosas,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, cá em casa gostamos bastante :)

      Eliminar
  11. Uma sugestão bem saudável e equilibrada. Muito bom. Ficou com muito bom aspecto.
    Bjinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Tânia, é uma forma saudável de começar o dia :)

      Eliminar
  12. Eu ando viciada em papas de aveia especialmente no meu pós-treino porque são saciantes e maravilhosas. E essas parecem-me tão bem com a junção da farinha custard (que não conhecia essa versão). Parecem-me muito boas! E a casca de limão... Top!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raras são as vezes em que não junto limão ás papas, adoro a conjugação e estas assim com a farinha custard ficaram muito boas, cremosas e adocicadas, mesmo sem a adição de mais nada :) Com um fiozinho de mel ficam perfeitas :D

      Eliminar
  13. Gosto muito de papas de aveia e a minha receita é igual a esta, só não ponho a farinha custard ( mas gostei da ideia). Como, de vez em quando, ao pequeno-almoço. São bem saciantes e saborosas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A farinha custard tornou-as mais cremosas e deu-lhes um toque adocicado mesmo sem adicionar qualquer doce :)

      Eliminar
    2. Experimentei hoje para o meu pequeno-almoço as papas com a farinha custard. Ficaram deliciosas! Obrigada pela sugestão.
      Bjn

      Eliminar
    3. Não tens de quê, fico contente que tenhas gostado :D

      Eliminar
  14. Essas parecem ótimas! Tenho de experimentar na máquina :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...