segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Queen of puddings


Como já sabem, o que eu mais gosto de fazer na cozinha são os doces, principalmente sobremesas. Quando passei pelo blog Lemon & Vanilla da Lia, reparei que ela, juntamente com a Susana do blog Basta Cheio, resolveram criar um novo desafio, o Sweet World, em que desafiariam quem quisesse participar a fazer um doce mundialmente conhecido, proposto por elas e partilhá-lo. 
Como tal, eu não poderia ser indiferente a este desafio e aqui está a minha resposta para a 1ª edição, um "Queen of puddings" bem saboroso, uma sobremesa inglesa composta por uma base de creme, uma de doce e uma de suspiro, aprovada por todos. Adorei o pudim, servi fresco o que o tornou bastante agradável e nada enjoativo. O único senão foi mesmo a pressa com que o fiz, tornando o resultado um pouco aquém do esperado visualmente, mas não menos saboroso :) 
Se quiserem participar também do desafio, visitem os blogs da Lia ou da Susana para obterem mais informações.


Adaptado da receita de Mary Berry

Ingredientes:
- 80g de pão fresco
- 600ml de leite
- 25g de manteiga
- raspa de 1 limão
- 50g de açúcar
- 4 gemas
- 5 colheres (sopa) de compota a gosto (usei de ameixa caseira aromatizada com canela)

Para o suspiro:
- 4 claras
- 120g de açúcar em pó

Método Yammi:
Colocar o pão no copo e triturar 15 segundos, velocidade 8. Reservar. 
Triturar o açúcar e a casca de limão 25 segundos, velocidade 9. Com a espátula, rapar as laterais do copo e juntar o leite e a manteiga e programar 4 minutos, velocidade 3, temperatura 50º. Durante esse tempo, juntar pela abertura as gemas. 
Untar uma forma alta com manteiga, espalhar o pão e verter o preparado. Deixar repousar cerca de 10 minutos até o pão absorver o líquido e levar a cozer no forno, a 180º, em banho-maria (coloque um tabuleiro com água quente e ponha a forma do pudim dentro), durante 30 minutos ou até estar firme ao toque. Retire do forno e descarte o tabuleiro de água. Deixe arrefecer um pouco e espalhe com cuidado a compota sobre o preparado (pode derreter a compota no microondas para facilitar).

Para o suspiro, bata as claras em castelo e vá juntando o açúcar aos poucos até obter um merengue firme e brilhante. Coloque por cima da compota em colheradas ou com um saco de pasteleiro. Leve ao forno novamente, a 150º, até o merengue começar a dourar (sem o tabuleiro da água). Retirar do forno e deixar arrefecer. Eu levei ao frigorífico e servi fresco.


Método Tradicional:
Triturar o pão ou esfarelar com as mãos. Aquecer o leite com a manteiga, raspa de limão e açúcar até ficar morno e a manteiga derreter. Juntar as gemas batidas e envolver bem. 
Untar uma forma alta com manteiga, espalhar o pão e verter o preparado. Deixar repousar cerca de 10 minutos até o pão absorver o líquido e levar a cozer no forno, a 180º, em banho-maria (coloque um tabuleiro com água quente e ponha a forma do pudim dentro), durante 30 minutos ou até ficar firme ao toque. Retire do forno e descarte o tabuleiro de água. Deixe arrefecer um pouco e espalhe com cuidado a compota sobre o preparado (pode derreter a compota no microondas para facilitar).

Para o suspiro, bata as claras em castelo e vá juntando o açúcar aos poucos até obter um merengue firme e brilhante. Coloque por cima da compota em colheradas ou com um saco de pasteleiro. Leve ao forno novamente, a 150º, até o merengue começar a dourar (sem o tabuleiro da água). Retirar do forno e deixar arrefecer. Eu levei ao frigorífico e servi fresco.


Notas:
- A pressa não é a melhor aliada na cozinha, isso eu vos garanto. Como eu estava com pressa acabei por colocar o açúcar de uma só vez quando estava a bater as claras e por isso elas não bateram tão bem e abateram um pouco depois de frias, ficando com um aspecto menos convidativo mas não menos saboroso.
- Receita a repetir novamente em breve, desta vez feito sem pressas, já que esta permite diversas variações a partir desta base.

1º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Queen of puddings"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...