segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Queen of puddings


Como já sabem, o que eu mais gosto de fazer na cozinha são os doces, principalmente sobremesas. Quando passei pelo blog Lemon & Vanilla da Lia, reparei que ela, juntamente com a Susana do blog Basta Cheio, resolveram criar um novo desafio, o Sweet World, em que desafiariam quem quisesse participar a fazer um doce mundialmente conhecido, proposto por elas e partilhá-lo. 
Como tal, eu não poderia ser indiferente a este desafio e aqui está a minha resposta para a 1ª edição, um "Queen of puddings" bem saboroso, uma sobremesa inglesa composta por uma base de creme, uma de doce e uma de suspiro, aprovada por todos. Adorei o pudim, servi fresco o que o tornou bastante agradável e nada enjoativo. O único senão foi mesmo a pressa com que o fiz, tornando o resultado um pouco aquém do esperado visualmente, mas não menos saboroso :) 
Se quiserem participar também do desafio, visitem os blogs da Lia ou da Susana para obterem mais informações.


Adaptado da receita de Mary Berry

Ingredientes:
- 80g de pão fresco
- 600ml de leite
- 25g de manteiga
- raspa de 1 limão
- 50g de açúcar
- 4 gemas
- 5 colheres (sopa) de compota a gosto (usei de ameixa caseira aromatizada com canela)

Para o suspiro:
- 4 claras
- 120g de açúcar em pó

Método Yammi:
Colocar o pão no copo e triturar 15 segundos, velocidade 8. Reservar. 
Triturar o açúcar e a casca de limão 25 segundos, velocidade 9. Com a espátula, rapar as laterais do copo e juntar o leite e a manteiga e programar 4 minutos, velocidade 3, temperatura 50º. Durante esse tempo, juntar pela abertura as gemas. 
Untar uma forma alta com manteiga, espalhar o pão e verter o preparado. Deixar repousar cerca de 10 minutos até o pão absorver o líquido e levar a cozer no forno, a 180º, em banho-maria (coloque um tabuleiro com água quente e ponha a forma do pudim dentro), durante 30 minutos ou até estar firme ao toque. Retire do forno e descarte o tabuleiro de água. Deixe arrefecer um pouco e espalhe com cuidado a compota sobre o preparado (pode derreter a compota no microondas para facilitar).

Para o suspiro, bata as claras em castelo e vá juntando o açúcar aos poucos até obter um merengue firme e brilhante. Coloque por cima da compota em colheradas ou com um saco de pasteleiro. Leve ao forno novamente, a 150º, até o merengue começar a dourar (sem o tabuleiro da água). Retirar do forno e deixar arrefecer. Eu levei ao frigorífico e servi fresco.


Método Tradicional:
Triturar o pão ou esfarelar com as mãos. Aquecer o leite com a manteiga, raspa de limão e açúcar até ficar morno e a manteiga derreter. Juntar as gemas batidas e envolver bem. 
Untar uma forma alta com manteiga, espalhar o pão e verter o preparado. Deixar repousar cerca de 10 minutos até o pão absorver o líquido e levar a cozer no forno, a 180º, em banho-maria (coloque um tabuleiro com água quente e ponha a forma do pudim dentro), durante 30 minutos ou até ficar firme ao toque. Retire do forno e descarte o tabuleiro de água. Deixe arrefecer um pouco e espalhe com cuidado a compota sobre o preparado (pode derreter a compota no microondas para facilitar).

Para o suspiro, bata as claras em castelo e vá juntando o açúcar aos poucos até obter um merengue firme e brilhante. Coloque por cima da compota em colheradas ou com um saco de pasteleiro. Leve ao forno novamente, a 150º, até o merengue começar a dourar (sem o tabuleiro da água). Retirar do forno e deixar arrefecer. Eu levei ao frigorífico e servi fresco.


Notas:
- A pressa não é a melhor aliada na cozinha, isso eu vos garanto. Como eu estava com pressa acabei por colocar o açúcar de uma só vez quando estava a bater as claras e por isso elas não bateram tão bem e abateram um pouco depois de frias, ficando com um aspecto menos convidativo mas não menos saboroso.
- Receita a repetir novamente em breve, desta vez feito sem pressas, já que esta permite diversas variações a partir desta base.

1º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Queen of puddings"


40 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, não ficou bem como queria visualmente mas pelo menos ficou deliciosa :)

      Eliminar
  2. Esta sobremesa é realmente uma tentação e deixa lá que pode não ter ficado como tu querias mas lá por isso não deixa de ter uma aspecto espectacular! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, para a próxima fica perfeita, mas esta de sabor ficou uma delícia, nada enjoativa :)

      Eliminar
  3. Ficou lindo! Este fim se semana foi mesmo o fim de semana do pecado, por isso como se costuma dizer perdido por cem, perdido por mil, comia já uma grande fationa desse pudim! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Enah tenho que experimentar, ai ai +.+
    já sigooo

    Beijoo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Obrigado :) ficou bem guloso mas não enjoativo, gostamos bastante :D

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigado Luísa, embora não tenha ficado perfeito, ficou uma delícia :)

      Eliminar
  7. Esta marcado para fazer, o teu ficou bem lindo e tem aquele aspecto de quero mais....
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São, tens de experimentar, fica mesmo bom :)

      Eliminar
  8. O teu blog não está nada a apoiar a minha dieta :(((
    Que aspecto maravilhosooooo!
    http://omundodajesse.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma facadinha de vez em quando na dieta também faz bem à moral :D
      Troca o açúcar por stevia e usa compota caseira, assim já não é um peso tão grande na consciência e na dieta :)

      Eliminar
  9. Carla!!!
    Que lindo ficou o teu Queen!!
    Não percebo porque dizes que visualmente não ficou como querias, pois acho que ficou lindo e com essa compota de ameixa caseira??
    Delícia mesmo!! Eu adorei e muito obrigada pela tua participação neste nosso desafio.
    Um grande beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pelo desafio, adorei e fico à espera do próximo Lia :)

      Eliminar
  10. obrigada pelo comentário <3
    uau parece delicioso e fica tão giro :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma sobremesa bem saborosa e nada enjoativa, ficou aprovada :)

      Eliminar
  11. Olá Carla: ficou lindo o teu "Queen" e é mesmo uma delícia de pudim. Também servi o meu fresco e acho que ficou muito bom assim.Com a compota caseira só pode ser muito saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que morno seja enjoativo mas fresco fica realmente muito bom, o teu também ficou lindo :)

      Eliminar
  12. Ai que delícia e com uma apresentação maravilhosa!!!

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Um doce perfeito em cada garfada, ficou aprovadíssimo :)

      Eliminar
  14. hummmmmmmm! adoro, adoro merengue! :)) e o pudim que está no "rés- do-chão", nem se fala!
    boa noite, Carla.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, realmente é uma delícia, fez sucesso por cá :)

      Eliminar
  15. OI! vim visitar o seu blog, não conhecia! Estou aqui 'babando' nas fotos, nas receitas, tudo maravilhoso! Certo que vou fazer esse pudim para a sobremesa, depois conto se deu certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e desde já as boas vindas ao meu blog. Fico à espera do feedback, espero que goste :)

      Eliminar
  16. OI! vim visitar o seu blog, não conhecia! Estou aqui 'babando' nas fotos, nas receitas, tudo maravilhoso! Certo que vou fazer esse pudim para a sobremesa, depois conto se deu certo!

    ResponderEliminar
  17. Ai meu deus que bom aspecto! Tenho mesmo que fazer esta receita! sou tão gulosa, damn!

    Beijinho,
    http://lifestyleandcompany.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais gostar de certeza, por cá fez sucesso, depois diz como correu :)

      Eliminar
  18. Ficou mesmo lindo! A combinação de camadas deve ser perfeita :)

    ResponderEliminar
  19. Olá Carla :)
    Muito boa a participação e não tem que se culpar, ficou lindo.
    Espero que na segunda participação não surja contratempos e possa juntar-me a vós. O meu Queen ficou só no meu blog.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Olá Carla :)
    Muito boa a participação e não tem que se culpar, ficou lindo.
    Espero que na segunda participação não surja contratempos e possa juntar-me a vós. O meu Queen ficou só no meu blog.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fui ver e está lindo, abriu-me novamente o apetite porque esta sobremesa é realmente digna de uma queen :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...