sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Carne de porco à moda de Borgonha - Yammi


Geralmente durante a semana as receitas que passam pela minha cozinha costumam ser daquelas receitas do dia a dia, já testadas e aprovadas, receitas que nunca nos enganam e rápidas de se fazer. Mas a verdade é que nem sempre nos apetece o mesmo e há dias em que a inspiração parece desaparecer num estalar de dedos. É nessas alturas que a internet, as revistas e os livros fazem milagres e encontrámos algo que nos encha a curiosidade. 
Foi o que aconteceu um dia destes, depois de ter descongelado umas costeletas. Ao folhear o livro da Yammi, deparei-me com uma carne estufada que estava com óptimo aspecto, os ingredientes tinha todos em casa, apenas a carne não era a pedida mas como se costuma dizer, português é desenrascado e se não temos vaca, faz-se com porco. Depois da receita adaptada, o que vos posso dizer é que fica uma carne super tenra e muito saborosa, aprovada e já pedida para repetir por todos sem excepção (algo raro). Experimentem e digam lá se não fica mesmo boa ...

Ingredientes:
- 40ml de azeite
- 600g de carne de porco em pedaços*
- 2 cenouras em rodelas
- 2 cebolas cortadas em meias luas finas
- 1 lata de cogumelos laminados (usei com 355g)
- 150g de bacon fumado em tiras pequenas
- 150ml de água
- 250ml de vinho tinto
- 1 caldo de carne
- 1 raminho de alecrim
- 1 raminho de tomilho (usei em sementes)
- sal e pimenta qb
- 15g de farinha
- 8g de margarina

Método Yammi: 
Monte a lâmina de mexer. Coloque metade do azeite e o bacon no copo da Yammi e programe 2 minutos, vel 1, temperatura máxima (ST), sem o copo de medição colocado, para os vapores se evaporarem facilmente. Adicione o restante azeite, a carne cortada e a cenoura, tempere com um pouco de sal e pimenta, mexa com a espátula e programe 5 minutos, vel 1, temperatura máxima (ST). Acrescente  as cebolas e programe 4 minutos, vel 1, a 100º. 
Incorpore a farinha e a manteiga e programe 1 minuto, vel 3, a 100º. Quando terminar o tempo programado, acrescente a água, o vinho, o alecrim, o tomilho, os cogumelos e o cubo de caldo de carne. Programe 30 minutos, vel 1, a 100º.
Sirva acompanhado com puré de batata ou batata cozida polvilhada com salsa fresca (o meu preferido).


Método tradicional: 
Num tacho, frite o bacon em metade do azeite.  Adicione o restante azeite, a carne cortada, a cebola e a cenoura, tempere com um pouco de sal e pimenta, mexa e deixe cozinhar até a carne começar a ganhar cor. Incorpore a farinha e a manteiga, mexa e deixe cozinhar cerca de 2 minutos. Junte depois a água, o vinho, o alecrim, o tomilho, os cogumelos e o cubo de caldo de carne. mexa bem e deixe cozinhar com o tacho tapado durante cerca de 30 minutos ou até a carne estar tenra. Rectifique os temperos e vá mexendo de vez em quando.
Sirva acompanhado com puré de batata ou batata cozida polvilhada com salsa fresca (o meu preferido).

* usei 4 costeletas do cachaço de porco, grossas e limpas de gorduras


E o blog chegou finalmente ao facebook, se gostou desta receita, faça like na página e partilhe ... obrigado e volte sempre :)

41 comentários:

  1. Ficou com um aspecto muito bom. E é assim mesmo, não se tem um ingrediente improvisa-se e faz-se com outro, é a lei do desenrasca. Vou já espreitar a página facebook Carla.
    Beijinhos!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  2. Gosto mesmo desse tipo de refeição! Saboroaa, reconfortante! E hoje com o mau tempo e o frio que está era mesmo perfeita! Tem um aspeto bem saboroso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma agradável surpresa, tanto pelo sabor como pelo uso do robot, com esta ficou aprovada de vez :D

      Eliminar
  3. Estas receitas são dauqles que eu adoro... Comida de conforto! Só de olhar para as fotos parece que lhe sinto o cheirinho e o sabor... Maravilha Carla.

    Já agora, será que lhe posso perguntar se está satisfeita com a sua yammi? Parece-me que sim pela quantidade de receitas que vejo ultimamente, eu é que ando numa batalha comigo mesma se compro essa ou a da concorrência e ainda não me decidi... Beijinhos grds***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, podes me tratar por tu, sinto-me melhor :D
      Em relação à Yammi, por enquanto estou satisfeita com ela mas ainda não tenho muito tempo com ela (apenas desde dezembro). Posso dizer que não faço tudo na máquina e ainda não a testei por completo mas o que fiz até agora ficou aprovado. Já fiz limonada, batidos, cremes, arroz-doce, refeições de carne, arroz seco soltinho, peixe cozido a vapor, bolos, ... e até agora tudo ficou ao meu gosto (em especial os cremes e arroz doce, o arroz soltinho e o peixe cozido). Dado o preço que custa, estou bastante satisfeita. Em relação à concorrência não posso falar mas aconselho a fazer uma pesquisa por cada uma das máquinas que está interessada e procurar opiniões dos seus utilizadores (tanto na maneira de utilização como avarias recorrentes e assitência técnica). Espero ter ajudado um pouco :)

      Eliminar
  4. Só pelas fotos dá para perceber que a carne ficou tenra, este é daqueles pratos apetitosos que agrada a todos, adoro!:)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Bbllaacc, não gosto nada de carne estufada! :)

    ResponderEliminar
  6. Que delicia
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Essa carne tem mesmo muito bom aspecto
    Uma excelente refeição
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. olá Carla e que seja muito bem vinda ao meu cantinho; adorei conhecer este também! este prato está uma delícia,com muito bom aspeto e com um ar irresistível - mesmo como eu gosto! peço desculpa por ainda não ter retribuído a visita, mas tenho andado com muitas tarefas em mãos por aqui. espero voltar em breve.
    bom fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda Aida, fico contente que tenha gostado :)

      Eliminar
  9. É tão bom quando a comida agrada a todos. Ficou mesmo com ótimo aspeto!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E às vezes é bem difícil ... obrigado Márcia :)

      Eliminar
  10. Tive de me tirar de seguidora e voltar a entrar para poder ter o teu blog na minha lista. Ultimamente não ando a conseguir adicionar novos blogues. .(
    Bjn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também cheguei a ter esse problema mas desliguei a conta, reiniciei o computador, voltei a entrar e já voltou tudo ao normal ... o google teima em nos irritar :(
      Ainda bem que conseguiste voltar, gosto muito de te ter por cá :)

      Eliminar
  11. Gostei desse aspecto bem caseiro, maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa, é estas as refeições que mais me enchem as medidas, bem caseiras :)

      Eliminar
  12. Carla querida
    Essa combinação é um clássico que eu bem conheço e adoro e acredito o bom que deve estar, pois o aspecto e as fotos não necessitam de descrição.
    Um beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Lia, eu confesso que ainda não tinha experimentado e gostei, aliás gostámos bastante, para repetir de certeza, Bom fim de semana para ti também :)

      Eliminar
  13. Oi Carla!
    Que carne mais deliciosa. Eu adoro carne de porco!
    Eu não conheço a Yammi, mas já fiquei fã pq deixou a sua carne com um aspecto maravilhoso.
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta na versão tradicional e vais ver que gostas, fica super saborosa e tenra :)

      Eliminar
  14. obrigada pelo comentário <3
    sou fã de carne cozinhada assim e já não como há imenso tempo, esta receita inspirou-me :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Nossa que delicia, o resultado ficou um prato muito bonito
    Pena que não como carne de porco
    Me visita
    Beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A receita original é com vaca, pode sempre variar a proteína :)

      Eliminar
  16. Ás vezes o mais dificil é mesmo a escolha da "ementa"!
    Eu gosto destas refeições assim, bem reconfortantes. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo :D e nestes dias frios nada como algo que nos aqueça o estômago também :)

      Eliminar
  17. Impossível não se gostar do teu blog. Cada receita mais deliciosa e tudo com um aspecto de se chorar por mais:)
    Muitos beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisa, assim voltas sempre e eu gosto muito de te ter por cá :)

      Eliminar
  18. É raro uma pessoa variar e arrepender-se disso! Esse delicioso prato é a prova :)

    ResponderEliminar
  19. que bom aspeto, uma ótima sugestão que vou reproduzir em breve, certamente, aqui numa jantarada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica uma carne super tenra e saborosa, por cá foi muito bem aceite :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...