quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Risotto de frango com legumes


Hidratos de carbono fazem-me sempre sentir reconfortada e o arroz é um deles. Gosto dele seco e solto, malandrinho, em risotto ... bem, desde que bem feito e saboroso, gosto de qualquer maneira. 
E como os risottos andavam a ser pedidos já há algum tempo por cá, desta vez resolvi fazer a vontade e lá saiu mais um para aproveitar o que andava perdido no frigorífico. Já tinha feito um risotto de cozido à portuguesa, agora saiu de frango assado, uma excelente forma de gastar aqueles restos que se acumulam no frigorífico e ninguém diz que está a comer restos ...



Ingredientes (3 pessoas):
- arroz para risotto (ou carolino)
- restos de frango assado (ou estufado)
- 1/2 courgette pequena em cubos
- 1/2 lata de cogumelos laminados
- 1/2 chouriço corrente (de qualidade)
- 1 cebola picada
- 2 folhas de louro
- 2 cubos de caldo de galinha
- azeite qb
- 1 colher (café) de colorau
- vinho branco qb
- queijo ralado (usei mistura de 4 queijos, generosamente)

Comece por fazer o caldo de galinha, levando ao lume água suficiente (cerca de 4 medidas) com os cubos de galinha, mantenha o caldo quente. 
Leve ao lume um tacho com um fiozinho de azeite e refogue a cebola e o louro. Quando a cebola amolecer, junte a courgette, os cogumelos e o chouriço em rodelas, deixe refogar um pouco até o chouriço começar a perder gordura e junte o arroz. Deixe fritar um pouco, mexendo sempre e verta um gole de vinho, deixe evaporar e junte um pouco de caldo. Tempere com o colorau e vá mexendo de vez em quando, juntando caldo consoante a água se for evaporando. Rectifique os temperos e quando o arroz estiver pronto, junte o queijo ralado, mexa e sirva de seguida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...