segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Arroz de salsichas com couve e ovo escalfado


A vida está cara, isso todos sabemos. Hoje em dia, uma ida ao supermercado faz esvaziar a carteira rapidamente e o pior é que por vezes nem se traz grande coisa. Por essa razão, volta e meia gosto de fazer refeições hiper-económicas, ou seja, refeições que fiquem a menos de um euro por pessoa, que sejam rápidas e acima de tudo, saborosas. Esta receita que vos trago hoje é uma dessas soluções, algo simples de se fazer, com ingredientes que costumamos ter sempre por casa, suja pouca loiça e fica bem saborosa e reconfortante. Experimentem e digam lá se eu não tenho razão, principalmente quando se rebenta o ovo e aquela gema se mistura no arroz, hummm ...



Ingredientes (4 pessoas):
- arroz (1 medida)
- água quente (4 medidas)
- 1 cebola picada
- 2 folhas de louro
- 1 cenoura
- couve lombarda ou coração (eu abuso na quantidade)
- 1 lata de salsichas (usei sicasal)
- 1 chouriço corrente
- 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
- vinho branco qb
- sal, molho piri-piri e azeite qb

Refogue a cebola e o louro no azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junte o chouriço em rodelas finas e a cenoura em cubinhos. Mexa e junte o arroz. Junte o vinho e a polpa de tomate, envolva bem e deixe fritar um pouco. Depois acrescente a água (4 medidas de água) e as salsichas, tempere e deixe cozinhar. A meio da cozedura, junte a couve cortada em juliana fina e acabe de cozinhar. Sirva bem malandrinho, com o ovo escalfado por cima.

Para o ovo escalfado: 
Forre um copo com película aderente, parta o ovo para dentro, tempere com sal e pimenta (é opcional, eu não costumo temperar), feche a película.
Leve ao lume um tacho com água e quando esta começar a ferver, diminua o lume e coloque os saquinhos lá dentro. Quando a clara estiver cozida, retire a película com cuidado e coloque o ovo por cima do arroz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...