terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Bolo de chocolate e laranja (sem açúcar nem farinha)



Chocolate é daqueles ingredientes que geralmente todos gostam. Eu mesma, embora não goste de tudo que leva chocolate, a alguns doces não resisto e bolos são mesmo um deles.
Depois de já ter visto várias vezes o famoso bolo de chocolate de 3 ingredientes, foi no blog "O cantinho dos gulosos" que a vontade voltou a surgir e desta vez saiu mesmo o dito do forno cá de casa, O bolo teve de ser adaptado à quantidade de chocolate que havia por cá e a adição da laranja foi porque sim ... porque chocolate encaixa na perfeição com laranja e eu adoro. 
Resultado: um bolo tipo brownie com um sabor intenso a chocolate e um toque de laranja delicioso. E o mais importante é que não levou açúcar e nem foi necessário ... uma delícia a repetir muitas vezes e vocês ... arriscam?  



Ingredientes:
- 250g de chocolate de culinária (usei com 54% de cacau)
- 4 ovos
- 60g de margarina
- raspa de 1 laranja

Derreter o chocolate com a margarina no microondas (eu coloco na potência máxima de 30 em 30 segundos, mexendo até estar um creme homogéneo). Bater os ovos na batedeira em velocidade máxima até triplicar o volume e ficar esbranquiçado. Misturar a raspa de laranja no creme de chocolate. Ir envolvendo os ovos na mistura de chocolate (com cuidado) até ficar uma mistura homogénea. Verter para uma forma (usei uma forma de 20cm) e levar ao forno a 180º, até o teste do palito sair limpo. Deixar arrefecer e desenformar (o bolo vai abater mas é mesmo assim).
Fica óptimo servido com gelado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...