quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pudim flan de Vinho do Porto no microondas


Há dias em que apetece estar na cozinha e não sair mais, preparando delícias atrás de delícias (nessas alturas só gostava que alguém me fosse lavando a loiça, que eu sujo muita). No entanto, existem outros em que a cozinha é apenas um mero local de passagem, onde só se entra obrigado porque a fome assim o exige. É nesses dias que receitas simples e de rápida execução entram em vigor e são feitas quase como se estivéssemos com o piloto automático ligado.
E agora digo-vos ... se há sobremesa rápida é esta. Já o tinha feito aqui na versão baunilha mas este superou o outro rapidamente. Para amantes de vinho do Porto, este fica mesmo uma delícia. O seu único defeito é mesmo ter de esperar que fique fresco mas a facilidade com que se faz e o seu sabor vale bem a pena a espera. 
Um pudim leve, super saboroso, simples, rápido e pouco calórico (se forem como eu e não regarem cada fatia com um mar de caramelo). Uma receita a repetir sempre que a preguiça o permitir, não deixem de experimentar ...  



Ingredientes :
- 3 ovos médios
- 3 colheres (sopa) de açúcar (branco, amarelo, mascavado, é à escolha do freguês)
- 200ml de leite (eu uso magro)
- 50ml de Vinho do Porto (pode por menos se não gostar do sabor acentuado)
- caramelo líquido qb

Bater com uma vara de arames todos os ingredientes. Barrar uma forma com caramelo líquido e verter o preparado. Levar ao microondas na temperatura máxima (usei a potência 800w) durante 5:30 minutos*. Deixar arrefecer por completo e levar ao frio. Desenformar só quando estiver bem fresco.

* durante a cozedura vão aparecer muitos buraquinhos, quando estes chegarem a meio da altura do pudim, este está cozido.


41 comentários:

  1. Que lindo e apetitoso ficou esse pudim, maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Simples e delicioso!
    Como eu gosto!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  3. Hmmm interessante, apesar de não ser apreciadora de vinho do Porto. Mas consigo imaginar com rum, ou com créme de cassis, ou com licor de frutos do bosque... mas acho que prefiro a versão com baunilha eheh!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma receita mesmo versátil, podemos aromatizar com o que tivermos à mão, até uma simples casca de limão fica bem :)

      Eliminar
  4. Tenho mesmo de fazer um pudim! Há que tempos que não faço e já tenho saudades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que este até não é assim tão calórico, isto claro se não carregarmos no caramelo :)

      Eliminar
  5. Nem parece feito no micro-ondas , a verdade é que o tenho á muitos anos e só usei para cozinhar uma vez quando fiz obras no cozinha e não odia usar o fogão , de resto é só para aquecer comida.
    Tem um aspecto muito apetitoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também só o uso para aquecer tudo e mais alguma coisa, mas também para derreter o chocolate (fica perfeito e rápido), para derreter as folhas de gelatina e agora para o pudim :)
      Mas já tenho mais uns testes em vista até porque agora este microondas é novo (o anterior pediu a reforma antecipada) e para o preço que foi não pode ser apenas para aquecer :D

      Eliminar
  6. Humm... Ficou maravilhoso o pudim. Interessante o facto de ser confeccionado no microondas.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica igualmente saboroso mas muito mais rápido o que nos pouca tempo e dinheiro :)

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Então tens de experimentar, aposto que vais gostar :D

      Eliminar
  8. simples, rápido e delicioso...não se pode querer mais nada :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  9. Que preciosidad!! y que rico y sugerente te ha quedado. En mi casa nos duraría un suspiro, nos encantan los pudines y los flanes, este es que se come solo.

    Besines

    ResponderEliminar
  10. Que preciosidad!! y que rico y sugerente te ha quedado. En mi casa nos duraría un suspiro, nos encantan los pudines y los flanes, este es que se come solo.

    Besines

    ResponderEliminar
  11. Ora aqui está mais uma receita para eu experimentar Carla. Quero mesmo experimentar estes teus pudins em microondas que parecem-me maravilhosos! Num dia destes em que me apeteça fazer alguma sobremesa e perder pouco tempo (que são todos os dias) :-) este pudim é bem capaz de ser um bom parceiro. Beijinhos***

    ResponderEliminar
  12. Adoro receitas para o micro-ondas :) que forma usa-te? Será que aquelas de plástico dão?
    Vou levar a receita comigo,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary, a minha é de plástico mas própria para o microondas. Espero que gostes. Eu adoro, em especial por não dar trabalho mesmo nenhum :D

      Eliminar
  13. Uma bela receita, bem prática e que faz um vistão em qualquer lugar. Nem parece feito no m icro-ondas. Ficou lindo!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto muito de utilizar vinho do porto nas sobremesas, dá-lhes um toque mesmo bom! Adorei a simplicidade desta receita :)

    ResponderEliminar
  15. Há dias para tudo Carla!!! Cá eu também sujo imensa louça. Um escândalo, lol!!
    Amei este pudim. Rápido, simples e o aspecto é fantástico.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não sou só eu com pilhas de loiça :)

      Eliminar
  16. Adoro receitas práticas e super deliciosas. Mais uma aqui neste fantástico blog:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simples, fácil e saborosa, não peço mais nada :D

      Eliminar
  17. E vim mesmo visitar-te!
    Deparo-me com este pudim que deve ser maravilhoso!! E no microondas... Melhor! Uma emergência e está feito 😉
    Vou guardar 😍
    Beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê bem vinda e quando provares o pudim acho que não te vais arrepender :)

      Eliminar
  18. E vim mesmo visitar-te!
    Deparo-me com este pudim que deve ser maravilhoso!! E no microondas... Melhor! Uma emergência e está feito 😉
    Vou guardar 😍
    Beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
  19. Esse pudim ficou com um aspecto delicioso 😉
    Eu costumo fazer muitas coisinhas no meu microondas pois são ideais para os momentos de gula kkk
    Vou guardar a tua receita para exprimentar
    Bjsss
    Criandocomamorculinaria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu ando a testar agora algumas coisas mas parece que o aparelho afinal não serve apenas para aquecer :)

      Eliminar
  20. Esse pudim ficou com um aspecto delicioso 😉
    Eu costumo fazer muitas coisinhas no meu microondas pois são ideais para os momentos de gula kkk
    Vou guardar a tua receita para exprimentar
    Bjsss
    Criandocomamorculinaria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Eu também sujo imensa loiça, mas esse pudim prático e bom não me deixaria fazê-lo! Deve ficar muito saboroso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de experimentar, é rápido e saboroso, uma tentação :)

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...