quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pudim flan de Vinho do Porto no microondas


Há dias em que apetece estar na cozinha e não sair mais, preparando delícias atrás de delícias (nessas alturas só gostava que alguém me fosse lavando a loiça, que eu sujo muita). No entanto, existem outros em que a cozinha é apenas um mero local de passagem, onde só se entra obrigado porque a fome assim o exige. É nesses dias que receitas simples e de rápida execução entram em vigor e são feitas quase como se estivéssemos com o piloto automático ligado.
E agora digo-vos ... se há sobremesa rápida é esta. Já o tinha feito aqui na versão baunilha mas este superou o outro rapidamente. Para amantes de vinho do Porto, este fica mesmo uma delícia. O seu único defeito é mesmo ter de esperar que fique fresco mas a facilidade com que se faz e o seu sabor vale bem a pena a espera. 
Um pudim leve, super saboroso, simples, rápido e pouco calórico (se forem como eu e não regarem cada fatia com um mar de caramelo). Uma receita a repetir sempre que a preguiça o permitir, não deixem de experimentar ...  



Ingredientes :
- 3 ovos médios
- 3 colheres (sopa) de açúcar (branco, amarelo, mascavado, é à escolha do freguês)
- 200ml de leite (eu uso magro)
- 50ml de Vinho do Porto (pode por menos se não gostar do sabor acentuado)
- caramelo líquido qb

Bater com uma vara de arames todos os ingredientes. Barrar uma forma com caramelo líquido e verter o preparado. Levar ao microondas na temperatura máxima (usei a potência 800w) durante 5:30 minutos*. Deixar arrefecer por completo e levar ao frio. Desenformar só quando estiver bem fresco.

* durante a cozedura vão aparecer muitos buraquinhos, quando estes chegarem a meio da altura do pudim, este está cozido.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...