quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Pão integral com sementes e sultanas



Pão caseiro é algo que eu gosto muito de fazer, sentir aquele cheiro de pão acabado de fazer e comer ainda morno com manteiga. Desde que comprei a máquina de fazer pão (e já lá vão uns anos) passei a fazer diversas massas diferentes e testar novos sabores (até porque quem tem o trabalho não sou eu, é ela). Este foi mais um pão que surgiu no momento, com o que tinha por casa e ficou bastante fofo e saboroso, tanto para comer simples como com manteiga. É óptimo para o pequeno almoço, aliás tem sido este o meu companheiro das manhãs, assim simples mas cheio de sabor, aquecido no microondas para ficar morninho, tipo pão acabado de fazer :)

Ingredientes:
- 200ml de água
- 120ml de leite
- 400g de farinha de trigo
- 50g de farelo de trigo
- 1 colher (sopa) de mel (usei de rosmaninho)
- 1 colher (sopa) de azeite (mal cheia)
- 15g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (chá) de sal
- sementes a gosto (usei sésamo, linhaça e abóbora)
- sultanas a gosto


Primeiro dilua o fermento num pouco de água. Coloque todos os ingredientes na máquina do pão (primeiro os líquidos e depois os sólidos). Programa "Pão integral". Depois é só deixar arrefecer um pouco e comer, barrado com manteiga fica óptimo.

Se não tiver máquina do pão:
Dilua o fermento num pouco de água. Junte todos os ingredientes e amasse (à mão ou com a ajuda de um robot de cozinha). Coloque num recipiente e deixe levedar até dobrar o volume (tapado num local quente). Coloque a massa num tabuleiro e deixe levedar mais um pouco. Leve a cozer a 200º, até o pão estar cozido. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...