sábado, 6 de fevereiro de 2016

Arroz doce caramelizado - Yammi


Arroz doce é um dos doces portugueses mais comidos, de norte a sul do país. Cada região tem a sua versão e na minha opinião são todas uma delícia. Como amante de leite-creme que eu sou, principalmente com aquela casquinha de caramelo típica (gosto de bater com a colher e partir como se de vidro se tratasse), resolvi desta vez testar esse toque final também no arroz doce e posso-vos dizer que fica um arroz doce bem saboroso e guloso. Experimentem e digam lá se não tenho razão :)  


Ingredientes:
- 130g de arroz para risotto ou carolino
- 250ml de água
- 750ml de leite
- 1 pau de canela
- 2 cascas de limão
- 2 colheres (sopa) rasas de farinha custard
- 80g de açúcar (podem aumentar até 100g se forem gulosos)

- açúcar para caramelizar
- queimador próprio

Método Yammi:
Colocar as cascas de limão, o arroz, a água e o pau de canela no copo da Yammi e programar 10 minutos, vel 1, temperatura 90º. Quando apitar, juntar o açúcar e a farinha dissolvida no leite. Programar 25 minutos, vel 1, temperatura 90º. Retirar o pau de canela e as cascas de limão e verter para tacinhas. Deixar arrefecer um pouco e polvilhar com açúcar. Queimar a gosto com um maçarico e servir de seguida, com aquela casquinha perfeita.

Método tradicional:
Levar ao lume um tacho com a água, pau de canela e casca de limão. Quando levantar fervura, juntar o arroz. Quando a água evaporar, juntar o açúcar e a farinha dissolvida no leite. Mexer e deixar cozer, mexendo de vez em quando para não pegar. Retirar o pau de canela e verter para tacinhas. Deixar arrefecer um pouco e polvilhar com açúcar. Queimar a gosto com um maçarico e servir de seguida, com aquela casquinha perfeita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...